Novo documentário brasileiro
A Netflix anunciou o lançamento de “Apocalipse nos Trópicos”, um novo documentário da cineasta brasileira Petra Costa, amplamente conhecida por “Democracia em Vertigem”, que foi indicado ao Oscar em 2020. O novo projeto vai explorar a crescente influência de líderes religiosos na política brasileira. “Quando uma democracia termina e uma teocracia começa?”, questiona a sinopse.
Na produção, Petra utiliza uma narrativa poética para analisar a relação entre o movimento evangélico e a crise política no país, além de explorar detalhes de figuras proeminentes neste cenário, como o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro. O objetivo é refletir as complexidades da democracia que enfrenta desafios severos, incluindo questões globais.
A obra documental ainda descreve um famoso televangelista brasileiro, retratado como um “pastor maior que a vida”, que parece manipular Bolsonaro como um “mestre de marionetes”. A abordagem expõe a teologia apocalíptica que motiva os principais protagonistas do movimento evangélico no Brasil.
Mais detalhes
Petra Costa assina o roteiro ao lado de Nels Bargenter (“Let the Fire Burn”), David Barker (“Atração Perigosa”) e Alessandra Orofino (“Beba”), que também aparece como produtora. O documentário também teve participação da Plan B, a produtora do ator Brad Pitt (“Guerra Mundial Z”).
“Estou emocionada que ‘Apocalipse nos Trópicos’ tenha encontrado seu lar na Netflix. Trabalhamos neste documentário por quatro anos, porque acreditamos que a erosão da democracia é a questão mais crucial que enfrentamos. Na nossa história, olhamos para o que acontece no Brasil como uma fábula de nossos tempos. Sei pela nossa experiencia com “Democracia em Vertigem” que a Netflix se importa profundamente com os cineastas com quem trabalha e ajudará esta história a atingir um público global, provocando uma conversa muito necessária”, disse Petra em comunicado enviado à imprensa.
“Apocalipse nos Trópicos” ainda não tem previsão de estreia.