Roça tensas e polêmica
A definição de uma das Roças mais comentadas de “A Fazenda 16” foi precedida por muita polêmica de bastidores e críticas nas redes sociais sobre a falta de transparência do programa, que mais uma vez deu margens para manobras da produção.
A apresentadora Adriane Galisteu só anunciou que a eliminação seria dupla na noite da própria formação da Roça (10/12), mas afirmou que o público já sabia que isso aconteceria, embora o programa não tivesse feito qualquer anúncio anterior. E após Vanessa Carvalho ser flagrada conversando sobre os poderes da Roça em plena votação, Galisteu desmentiu-se afirmando que era permitido conversar, apesar de sempre dizer o contrário em todas as Roças que comandou. Para eliminar um poder em “A Fazenda 14”, ela chegou a declarar: “Qual é o nosso combinado, você que tá em casa? Quem tem o poder, não fala”.
O poder que deveria ser cancelado, pela suposta infração de Vanessa, foi o que mandou Gui Vieira para o quinto banquinho. Com isso, todos os integrantes do G4 acabaram na Roça. Além de Gui, foram para o voto do público os aliados Sacha Bali e Luana Targino. Já Yuri Bonotto, o quarto integrante, escapou ao vencer a Prova do Fazendeiro.
Gui, Sacha e Luana completaram a berlinda com Flor Fernandez. Na votação, a torcida conjunta do G4 encontrou grande dificuldades para coordenar os votos. Então, o perfil de Yuri tomou a iniciativa de poder que os fãs apoiassem Gui, já que Sacha tinha a torcida do sofá – é o favorito da edição. Por conta da impossibilidade de salvar os três, o apoio a Luana foi minguando nas enquetes ao longo do dia.
Fim do suspense
Na hora de definir quem seguia no programa, a apresentadora Adriana Galisteu seguiu a tendência de liberar primeiro um integrante do G4, o grupo favorito do público: e foi justamente Gui, evitando o pior cenário da Carellada. Ele recebeu um abraço apertado de Yuri ao voltar para a Sede.
Em seguida, a apresentadora anunciou a primeira eliminada da Roça: Luana, com apenas 8,17% dos votos, após a torcida do G4 fazer sua opção por Gui e Sacha.
O resultado final tirou Flor da competição com 15,81%. Com isso, o G4 virou G3. Os resistentes Sacha e Gui compõem com Yuri o grupo minoritário do Top 8 da edição.