Família de Gugu Liberato encerra briga por herança

Os herdeiros decidiram manter a divisão dos bens conforme o testamento do apresentador

Instagram/João Augusto Liberato

Nova fase

A família de Gugu Liberato (1959-2019) encerrou a disputa pela herança de R$ 1,4 bilhão deixada pelo apresentador, cinco anos após a sua morte. As informações foram divulgadas no domingo (15/12) no “Fantástico” e confirmadas nesta segunda-feira (16/12) em comunicado enviado à imprensa.

No testamento, o comunicador deixou 75% dos bens para os três filhos (João Augusto, Marina e Sofia), e mais 25% para os seus cinco sobrinhos. Contudo, Rose Miriam não foi citada no documento oficial, o que motivou um processo de reconhecimento de união estável com apoio das filhas gêmeas.

A briga judicial se estendeu por algum tempo a contragosto da família Liberato, que argumentava que a médica não tinha um relacionamento com Gugu. Dentre eles, estavam o filho João Augusto e a irmã do comunicador, Aparecida Liberato, nomeada como inventariante dos bens. Ela tinha 5% de direito, mas abriu mão para deixar para os demais.

Caso a união estável fosse reconhecida, Rose Miriam teria direito a 50% do patrimônio deixado pelo apresentador. A médica desistiu do processo em agosto deste ano, mantendo a divisão dos bens conforme o testamento. Os advogados de ambas a partes declaram que a família pretende manter o respeito à vontade de Gugu.

“Anos difíceis”

Em entrevista ao “Fantástico”, João Augusto contou que os herdeiros decidiram respeitar o testamento deixado pelo pai, que optou por priorizar os membros mais jovens da família. “Esses cinco anos foram anos difíceis, fiquei muito surpreso com o que aconteceu. Não tinha ideia do que iria acontecer. Na verdade, achei que a gente ia resolver a divisão de bens tranquilamente, na conversa”, explicou ele.

“Meu pai tinha a ideia de que a geração de filhos sempre apoiaria os pais, por isso não deixou [bens] para os meus tios, apenas para os sobrinhos. Eles vão estar ali para cuidar [da família]. Essa era a única coisa que poderia fazer por eles”.

Com a medida, os filhos de Rose Miriam decidiram depositar parte da herança que receberam em um fundo de investimento internacional em nome da matriarca. “Posso garantir para todo mundo que é um valor muito bom. Ela não vai ter que pedir nada para ninguém”, explicou João. “Estou muito feliz, muito segura financeiramente, vou envelhecer, materialmente falando, de uma forma digna”, confirmou Rose Miriam, que disse se sentir rica e recebendo mais do que esperava.

Além dela, o chef de cozinha Thiago Salvático também solicitou o reconhecimento de união estável com Gugu. Ele chegou a desistir da busca pela herança, mas voltou atrás com uma nova ação pouco tempo depois. A Justiça entendeu que o suposto relacionamento entre os dois era “clandestino”. Seus advogados esperam o julgamento de uma apelação.