Vitória histórica para Karla Sofía Gascón
O filme “Emilia Pérez”, dirigido pelo francês Jacques Audiard, foi o grande destaque da 37ª edição do European Film Awards, realizada na noite de sábado (7/12) em Lucerna, Suíça. A produção venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro, além de garantir um marco histórico: Karla Sofía Gascón tornou-se a primeira estrela transexual a vencer o prêmio de Melhor Atriz.
“Eu não preparei nada, porque tinha certeza de que não ganharia esta noite”, declarou Gascón ao receber o troféu. A atriz agradeceu ao diretor e dedicou o prêmio à sua mãe e “a todas as mães do mundo”. Gascón também reforçou um apelo para que os pais aceitem seus filhos, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero. “Infelizmente, vivemos em um mundo onde algumas famílias preferem que seus filhos sejam criminosos a gays”, completou.
Jacques Audiard exalta o cinema europeu
O diretor Jacques Audiard dedicou o prêmio de Melhor Roteiro ao ator Niels Arestrup, falecido recentemente, com quem colaborou em seu filme mais conhecido, “O Profeta” (2009). Ao receber o troféu de Melhor Filme, o diretor destacou a importância do apoio ao cinema europeu. “Somos muito sortudos de fazer filmes na Europa. Que meu país sirva de exemplo para o apoio ao cinema em todo o continente.”
“Emilia Pérez” é a submissão oficial da França ao Oscar de Melhor Filme Internacional e segue como favorita em categorias técnicas e de atuação, com destaque para Gascón e suas co-estrelas Zoe Saldaña e Selena Gomez.
A consagração na premiação da Academia Europeia de Cinema pode consolidar seu impacto no Oscar, onde o longa se projeta como maior obstáculo do brasileiro “Ainda Estou Aqui” na disputa da estatueta de Melhor Filme Internacional.
Outros destaques da premiação
O prêmio de Melhor Ator foi para Abou Sangare, por sua atuação em “Souleymane’s Story”, desbancando nomes como Ralph Fiennes e Daniel Craig. O filme retrata a luta de um imigrante africano em Paris por legalização.
Em discursos mais politizados, os vencedores do Melhor Documentário, “No Other Land”, abordaram o conflito em Gaza. Basel Adra, diretor palestino, e Yuval Abraham, diretor israelense, pediram um cessar-fogo imediato e medidas contra a violência na região.
O vencedor de Melhor Animação foi “Flow”, uma produção da Letônia que também vai tentar o Oscar da categoria. E entre os prêmios técnicos, os destaques foram “A Substância” e “A Garota da Agulha”, com dois troféus cada.
Homenagens e prêmios especiais
O diretor Wim Wenders, mestre do cinema alemão, recebeu o prêmio pelo conjunto da obra. Em seu discurso, chamou a atenção para a necessidade de um cinema europeu mais emocional, destacando a importância da união cultural do continente.
A atriz Isabella Rossellini foi homenageada com o prêmio European Achievement in World Cinema. A filha de Ingrid Bergman agradeceu às mulheres que cuidaram de seus filhos enquanto trabalhava e destacou a curiosidade como o motor de sua carreira. “Se não fosse pela nossa babá, minha mãe não teria tido a carreira que teve. E o mesmo vale para mim”, revelou.
Vencedores do European Film Awards 2024
Confira a lista de premiados do evento anual da Academia Europeia de Cinema.
MELHOR FILME EUROPEU
“Emilia Pérez”, dirigido por Jacques Audiard
MELHOR DOCUMENTÁRIO EUROPEU
“No Other Land”, dirigido por Yuval Abraham, Rachel Szor, Basel Adra & Hamdan Ballal
MELHOR DIRETOR EUROPEU
Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
MELHOR ATRIZ EUROPEIA
Karla Sofía Gascón por “Emilia Pérez”
MELHOR ATOR EUROPEU
Abou Sangare por “Souleymane’s Story”
MELHOR ROTEIRISTA EUROPEU
Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
MELHOR DESCOBERTA EUROPEIA – PRÊMIO FIPRESCI
“Armand”, dirigido por Halfdan Ullmann Tøndel
MELHOR ANIMAÇÃO EUROPEIA
“Flow”, dirigido por Gints Zilbalodis
MELHOR CURTA-METRAGEM EUROPEU
“The Man Who Could Not Remain Silent”, dirigido por Nebojsa Slijepcevic
PRÊMIO DO PÚBLICO JOVEM EUROPEU
“A Extraordinária Vida de Ibelin”, dirigido por Benjamin Ree
MELHOR FOTOGRAFIA
Benjamin Kračun por “A Substância”
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Bryan Jones, Pierre Procoudine-Gorsky, Chervin Shafaghi e Guillaume Le Gouez por “A Substância”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Jagna Dobesz por “A Garota da Agulha”
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Frederikke Hoffmeier por “A Garota da Agulha”
MELHOR MONTAGEM
Juliette Welfling por “Emilia Pérez”
MELHOR FIGURINO
Tanja Hausner por “O Banho do Diabo”
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
Evalotte Oosterop por “Quando a Luz Arrebenta”
MELHOR SOM
Marc-Olivier Brullé, Pierre Bariaud, Charlotte Butrak, Samuel Aïchoun e Rodrigo Diaz por “Souleymane’s Story”
PRÊMIO UNIVERSITÁRIO DE FILME EUROPEU
Emanuel Pârvu por “Three Kilometers to the End of the World”
PRÊMIO PELO CONJUNTO DA OBRA
Wim Wenders
CONQUISTA EUROPEIA NO CINEMA MUNDIAL
Isabella Rossellini
PRÊMIO EURIMAGES DE CO-PRODUÇÃO INTERNACIONAL
Labina Mitevska