A relação mensal dos melhores lançamentos tem o objetivo de dar perspectiva à quantidade de séries disponibilizadas todas as semanas e atualizar os espectadores sobre as produções que podem estar perdendo. Como ninguém consegue acompanhar a centena de temporadas novas de cada mês, a seleção destaca as 10 estreias que merecem mais atenção. A lista nem sempre premia os títulos mais populares, por isso pode servir também como indicações do que ver.
Dezembro foi marcado pela volta de “Round 6”, a série mais assistida de todos os tempos no streaming, gerando expectativas sobre a capacidade de o fenômeno se repetir. A 2ª temporada não decepciona ao manter a qualidade do primeiro ano. Outros destaques incluem uma nova série “Star Wars”, um thriller de espionagem com Keira Knightley, um spin-off de “Dexter”, a adaptação de um clássico da literatura latina, nada menos que quatro animações adultas – duas delas de super-heróis e dois animes – e simplesmente a melhor sitcom nova do ano. Confira abaixo os detalhes e trailers de cada destaque do Top 10.
ROUND 6 2 | NETFLIX
A série mais vista de todos os tempos na Netflix retorna com novos episódios sem perder seu impacto. A trama traz de volta o protagonista Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) e uma nova leva de personagens para o jogo mortal que conquistou o mundo em 2021. Após vencer o jogo e embolsar o prêmio de ₩45,6 bilhões (cerca de R$ 210 milhões), Gi-hun inicia uma busca por vingança e respostas sobre os responsáveis pelo torneio. Usando um motel abandonado como base de operações, ele persegue o misterioso Recrutador (Gong Yoo), figura que atraiu participantes ao jogo com um simples ddakji no metrô. Essa jornada o leva novamente ao evento mortal, onde reencontra o misterioso Front Man, chefão dos jogos interpretado por Lee Byung-hun, e os desafios da competição. Entretanto, ao retornar aos jogos, ele encontra um elenco imprevisível de participantes que podem atrapalhar seu objetivo – muitos deles interpretados por astros do K-Pop.
Entre os novos competidores estão um duo de mãe e filho (o rapper Yang Dong-geun e a atriz Kang Ae-shim, de “Trabalho Honesto”), um influenciador digital (Im Si-wan, ex-cantor do ZE:A), uma investidora que perde tudo (Jo Yu-ri, ex-cantora do IZ*ONE) e um rapper psicótico (Choi Seung-hyun, ex-cantor do BIGBANG). O elenco mais jovem e diversificado reflete questões contemporâneas, como gravidez não planejada, instabilidade de moedas digitais e os perigos de influenciadores desinformados.
A temporada também amplia sua narrativa ao acompanhar No-eul (Park Gyu-young, conhecida por “Sweet Home”), uma soldado de rosa que trabalha para o Front Man. Diferente dos jogadores, os soldados têm motivações próprias para participar do jogo, revelando como o poder pode corromper e justificar atos de violência.
A série, que estreou em 2021 e se tornou um fenômeno cultural, bateu o recorde de audiência mundial da Netflix e conquistou 14 indicações ao Emmy, que resultaram em 6 vitórias, incluindo prêmios de Melhor Ator para Lee Jung-jae e Melhor Direção para o criador Hwang Dong-hyuk. Inspirada no colapso financeiro da Coreia do Sul, a produção se manteve relevante ao abordar temas como desigualdade e ganância. Além de continuar a explorar questões sociais, a nova temporada também busca refletir a polarização política atual, trazendo as divisões geradas pelo radicalismo para a trama, com uma 3ª e última temporada prevista para 2026.
O PROFESSOR | DISNEY+
A série criada e estrelada por Brian Jordan Alvarez (“Will & Grace”) é uma das queridinhas da crítica em 2024 por seu humor afiado e abordagem de temas contemporâneos. Tem 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e foi indicada ao Critics Choice de Melhor Comédia do ano.
Alvarez interpreta o protagonista Evan Marquez, um professor de inglês gay em uma escola de ensino médio em Austin, Texas. A trama explora os desafios pessoais, profissionais e políticos que Evan enfrenta no ambiente escolar, que se tornou mais conservador nos últimos anos, incluindo interações com alunos, pais e colegas. O elenco ainda conta com Stephanie Koenig (“Uma Questão de Química”) como uma professora de História, Enrico Colantoni (“Veronica Mars”) como o diretor do colégio e Sean Patton (“The Prank”) como um professor de Educação Física extremamente sem noção.
STAR WARS: SKELETON CREW | DISNEY+
A nova série “Star Wars” da Disney chama atenção por três detalhes: ser estrelada por crianças, lembrar a premissa de outra atração animada infantil (“Star Trek: Prodigy”) e evocar o tom das sci-fis juvenis dos anos 1980. A trama gira em torno de crianças que encontram uma nave espacial abandonada e embarcam numa jornada nas estrelas até ficarem perdidos no espaço. O tom é mais infantil que as demais atrações “Star Wars” do streaming, destacando um único personagem adulto a bordo da aventura: um sábio capaz de manipular a Força, vivido por Jude Law (“Capitã Marvel”).
A produção se passa no período da Nova República (isto é, após “O Retorno de Jedi” e na época de “The Mandalorian”) e seus jovens personagens cresceram após a queda do Império. Eles são vividos por Ryan Kiera Armstrong (“Chamas da Vingança”), Ravi Cabot-Conyers (“#BlackAF”), Kyriana Kratter (“Acampados”) e Robert Timothy Smith (“Mystic Quest”). Além de Jude Law, o elenco adulto também inclui Kerry Condon (“Os Banshees de Inisherin”) e Tunde Adebimpe (“História de um Casamento”) como pais preocupados.
“Skeleton Crew” foi desenvolvida pelo cineasta Jon Watts (do blockbuster “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”) em parceria com Christopher Ford (roteirista de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”). A produção é de Jon Favreau e David Filoni, responsáveis pelas séries ligadas a “The Mandalorian”.
BLACK DOVES | NETFLIX
A trama britânica de espionagem e ação reúne Keira Knightley (“O Estrangulador de Boston”) e Ben Whishaw (“Entre Mulheres”) como uma dupla improvável de espiões/assassinos. Escrita pelo showrunner Joe Barton (“Giri/Haji”), a atração traz Knightley como Helen, uma espiã infiltrada que há dez anos vem passando os segredos do marido político para a misteriosa organização Black Doves. Entretanto, sua identidade secreta como esposa e mãe dedicada é colocada em risco por ela embarcar em um apaixonado affair.
Quando seu amante é vítima de assassinato em Londres, os patrões de Helen enviam um velho amigo, Sam (Whishaw), para protegê-la de um possível ataque. Mas ela não quer proteção, quer vingança. E convence o amigo assassino a ajudá-la a investigar quem matou o amante e qual foi a motivação do crime, encontrando uma conspiração conectada ao submundo de Londres e uma crise geopolítica. O detalhe é que tudo isso acontece durante o Natal.
Antes mesmo da estreia, a série foi renovada para sua 2ª temporada.
CEM ANOS DE SOLIDÃO | NETFLIX
A adaptação do famoso livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez é um épico latino, que envolve êxodo, construção de comunidade, guerra e realismo mágico. Baseada na obra publicada em 1967, a minissérie acompanha gerações da família Buendía, cujo patriarca fundou a cidade fictícia de Macondo. Após se casarem contra a vontade dos pais, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán abandonam o vilarejo onde moram para embarcar em uma jornada em busca de um novo lar. Acompanhados por amigos e aventureiros, o casal chega às margens de um rio de pedras pré-históricas, onde fundam uma cidade utópica que batizam de Macondo. Diversas gerações da linhagem dos Buendía marcarão o futuro dessa cidade mítica, atormentada pela loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta e absurda, e o medo de que uma terrível maldição os condene, inevitavelmente, a cem anos de solidão.
A série foi escrita pelo porto-riquenho José Rivera (“Diários de Motocicleta”) em parceria com os escritores colombianos Natalia Santa (“O Maior Assalto”), Camila Brugés (“Fronteira Verde”) e Albatros González (“Lynch”), além de María Camila Arias (“Amores Modernos”). Já a direção ficou a cargo de Alex García López (“Cowboy Bebop”) e Laura Mora (“Matar a Jesús”).
O design de produção é assinado por Eugenio Caballero (vencedor do Oscar por “O Labirinto do Fauno”) e Bárbara Enríquez (“Roma”). Já a direção de fotografia é de Paulo Pérez (“Notícia de um Sequestro”). Por fim, a série ainda conta com as diretoras de casting Yolanda Serrano e Eva Leira, responsáveis pelo casting de séries como “La Casa de Papel” e “Elite”.
Produzida por Rodrigo García e Gonzalo García Barcha, filhos de Gabriel García Márquez, a minissérie tem ao todo 16 episódios, que foram gravados na Colômbia com apoio da família do escritor, falecido há dez anos. Os capítulos são disponibilizados em duas partes, com a segunda agendada para 2025.
DEXTER: PECADO ORIGINAL | PARAMOUNT+
A produção serve de prólogo para a série clássica “Dexter”, um fenômeno de audiência e crítica, que foi ao ar entre 2006 e 2013, e venceu quatro Emmys. A história girava em torno de Dexter Morgan (Michael C. Hall), um técnico forense de Miami que secretamente era um serial killer, matando apenas outros assassinos e criminosos em geral. Já a nova atração se passa no ano de 1991 e acompanha Dexter durante sua transição de estudante para assassino vingador. Com seus impulsos sanguinários tornando-se incontroláveis, o serial killer começa a aprender a canalizar sua escuridão interior com a ajuda do pai adotivo. Guiado por Harry Morgan, Dexter adota um Código para matar apenas pessoas que merecem ser retiradas da sociedade, sem levantar suspeitas das autoridades. Mas essa prática vira um desafio quando ele inicia um estágio em perícia forense no Departamento de Polícia de Miami.
Criada por Clyde Phillips, showrunner e produtor executivo original de “Dexter”, a série traz Patrick Gibson (“Sombra e Ossos”) no papel do jovem Dexter, Christian Slater (“Mr. Robot”) como Harry Morgan e Molly Brown (“Senior Year”) como sua irmã mais nova, Debra. Outros destaques da produção incluem Patrick Dempsey (“Grey’s Anatomy”) como Aaron Spencer, chefe da polícia de Miami, e Sarah Michelle Gellar (“Buffy – A Caça-Vampiros”) como Tanya Martin, chefe do CSI e superiora imediata de Dexter. Além deles, James Martinez (“Com Amor, Victor”) vive a versão jovem de Angel Batista, Christina Milian (“De Repente, Vovô”) é a jovem Maria LaGuerta e Alex Shimizu (“The Terror”) o jovem Vince Masuka.
COMANDO DAS CRIATURAS | MAX
O primeiro lançamento concebido pelo novo DC Studios apresenta a Força Tarefa M (M de monstros) de Amanda Waller (dublada por Viola Davis), que substitui a Força Tarefa X, também conhecida como Esquadrão Suicida. Criada e escrita por James Gunn, copresidente do DC Studios, a série mostra a formação do grupo de vilões sobrenaturais, após o Congresso proibir o uso de prisioneiros humanos em missões suicidas do governo. Os dubladores foram contratados para também interpretar os personagens em live-action e o elenco conta com David Harbour (“Stranger Things”), Frank Grillo (“Capitão América: Guerra Civil”), Maria Bakalova (“Morte, Morte, Morte”), Indira Varma (“Game of Thrones”), Zoe Chao (“Strangers”), Alan Tudyk (“Rogue One: Uma História Star Wars”), Anya Chalotra (“The Witcher”) e Sean Gunn (“Guardiões da Galáxia”).
Sean Gunn vai dublar Doninha (Weasel) e G.I. Robot, Bakalova aparece como Princesa Ilana Rostovic, Varma será A Noiva de Frankenstein, Chao dará voz à criatura da lagoa negra Nina Mazursky, Tudyk viverá o Dr. Phosphorus, Harbour será Eric Frankenstein, Chalotra tem o papel da feiticeira Circe e Grillo interpretará Rick Flag Sr., que liderará o grupo nas missões. Além dos citados, o elenco de vozes também inclui Steve Agee, repetindo seu papel como John Economos do filme “O Esquadrão Suicida” e da série “Pacificador”.
WHAT IF…? 3 | NETFLIX
A 3ª temporada encerra a série animada da Marvel, em que o Vigia (voz de Jeffrey Wright) explora o multiverso e apresenta versões alternativas dos heróis do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). As últimas aventuras incluem a estreia de Agatha Harkness e Tempestade na animação. A participação da integrante dos X-Men, por sinal, vai contar uma história de Tempestade como Deusa do Trovão no lugar de Thor.
Vale lembrar que a maioria dos personagens são dublados pelos mesmos intérpretes dos filmes live-action do estúdio – no caso de Agatha, Kathryn Hahn por exemplo. Entretanto, Tempestade terá a voz de Alison Sealy-Smith, que é a dubladora da personagem em outra série animada, “X-Men ’97”. A justificativa é que a personagem ainda não apareceu no MCU, apesar de ter sido vivida por Halle Berry e Alexandra Shipp nos filmes dos X-Men da antiga 20th Century Fox.
A série vai ser concluída sem a presença de sua criadora e showrunner original, A.C. Bradley, que se despediu dos fãs no final da elogiada 2ª temporada. Ainda assim, ela assina um dos oito episódios finais, que foi escrito antes de sua saída da produção.
BEASTARS 3 | NETFLIX
O anime baseado no mangá de Paru Itagaki retrata um mundo de animais antropomorfizados, divididos entre carnívoros e herbívoros. Na última temporada, o lobo Legoshi, protagonista da série, expressa seu desejo de formar uma família com sua parceira herbívora, a coelha Haru, enquanto a cidade registra um aumento nos casos de devoração. As ações do novo criminoso Melon, descrito como “toxicidade em movimento”, começam a ameaçar a harmonia das espécies.
A produção segue a cargo do Studio Orange, com Shinichi Matsumi e Nanami Higuchi de volta como diretor e roteirista, respectivamente, após trabalharem nas duas primeiras temporadas. Os capítulos finais foram divididos em duas partes, com a Parte 2 programada para 2025.
OSHI NO KO | NETFLIX
Um dos animes de maior sucesso da TV japonesa finalmente chega ao Brasil. A adaptação do mangá de Aka Akasaka (“Kaguya-sama: Love Is War”) acompanha Gorou Amamiya, um ginecologista e obstetra que admira a pop idol Ai Hoshino. Designado para auxiliar no parto dos filhos de Ai, Gorou é assassinado por um fã obsessivo na noite do nascimento e reencarna como Aquamarine “Aqua” Hoshino, filho de Ai, mantendo as memórias de sua vida anterior. Sua irmã gêmea, Ruby Hoshino, também é a reencarnação de uma paciente de Gorou que era fã de Ai.
Quatro anos depois, Ai é assassinada pelo mesmo fã, que posteriormente comete suicídio. Acreditando que o pai deles possa ter sido cúmplice, Aqua decide ingressar na indústria do entretenimento para descobrir e vingar-se dele. Apesar da pouca idade, Aqua já possui a mentalidade de um adulto, graças às memórias de sua vida anterior. Isso o torna mais consciente e estratégico em relação às suas ações.
A série do estúdio Dogakobo (“O Castelo Animado”, “Ponyo”) já exibiu sua 2ª temporada no Japão e se encontra renovada para o terceiro ano de produção.