“Duna: A Profecia” é renovada para 2ª temporada pela HBO

A produção inspirada no universo de Frank Herbert terá continuidade após estreia com boa audiência na Max

Divulgação/Max

Renovação oficializada antes do final da 1ª temporada

A HBO confirmou nesta quinta-feira (19/12) a renovação da série “Duna: A Profecia” para uma 2ª temporada. O anúncio foi feito pela showrunner Alison Schapker durante uma coletiva de imprensa, poucos dias antes da exibição do episódio final da 1ª temporada, que vai ao ar em 22 de dezembro na HBO e na plataforma Max.

Segundo a HBO, o episódio de estreia da série, lançado em 17 de novembro, atingiu 15 milhões de espectadores em todo o mundo na Max. “Estamos muito animados e gratos pelo apoio recebido, pelos nossos parceiros na Legendary e, principalmente, pela oportunidade de continuar trabalhando com essas pessoas incríveis, tanto na frente quanto atrás das câmeras, para seguir contando essa história”, declarou Schapker.

Sucesso e expansão da franquia

Sarah Aubrey, chefe de programação original da Max, ressaltou o impacto global da série: “’Duna: A Profecia’ cativou o público graças à liderança visionária de Alison Schapker, que continuará guiando essa grandiosa história de verdade e poder. Somos imensamente gratos aos nossos parceiros na Legendary e ao elenco e equipe extraordinários pela dedicação ao Império.”

Jason Clodfelter, presidente de televisão da Legendary, também celebrou o retorno da produção: “Esta nova temporada nos permitirá continuar a construir a inovadora e épica franquia ‘Duna’, que tem encantado espectadores em suas diversas edições. Estamos entusiasmados por continuar essa incrível parceria com a HBO e felizes por Alison Schapker, sua equipe, e todos os envolvidos na criação desse universo extraordinário.”

Pânico nos Bastidores

A série chegou a trocar de showrunner durante as gravações, que começaram em novembro de 2022 e foram interrompidas em março do ano seguinte, após diversos episódios produzidos. De acordo com relatos, a abordagem do diretor Johan Renck (“Chernobyl”) para o material se afastava muito do filme de Denis Villeneuve e isso não combinou com a visão da Max para o projeto. Após sua demissão, Alison Schapker (“Almost Human”) se tornou a showrunner e foi responsável por uma “revisão criativa” no projeto.

Ela também alterou o elenco, que se tornou encabeçado por Olivia Williams (“The Crown”), Jodhi May (“The Witcher”) e Emily Watson (“A Menina Que Roubava Livros”) como as irmãs Harkonnen, além de trazer Travis Fimmel (“Vikings”), Mark Strong (“Shazam!”), Sarah-Sofie Boussnina (“Refúgio”), Shalom Brune Franklin (“O Turista”), Faoileann Cunningham (“O Homem do Norte”), Camilla Beeput (“Sequestro no Ar”), Jessica Barden (“The End of the F***ing World”), Jihae (“Marte”) e a famosa atriz de Bollywood Tabu (“As Aventuras de Pi”).

Há 10 mil anos atrás

“Duna: A Profecia” se passa 10 mil anos antes dos eventos retratados nos filmes dirigidos por Denis Villeneuve. A série acompanha as irmãs Harkonnen, enquanto enfrentam forças que ameaçam o futuro da humanidade e estabelecem a lendária seita conhecida como Bene Gesserit. A produção é baseada no livro “Sisterhood of Dune”, de Brian Herbert (filho de Frank Herbert) e Kevin J. Anderson.

A nova temporada ainda não tem data de estreia definida.