Férias literalmente Frustradas de Natal
O diretor Chris Columbus revelou que uma situação surreal envolvendo Chevy Chase foi responsável por mudar os rumos de sua carreira e criar um dos maiores sucessos de Natal do cinema. Com problemas após o fracasso de “Uma Noite com o Rei do Rock”, seu segundo longa como diretor, Columbus foi convidado pelo produtor e roteirista John Hughes a dirigir “Férias Frustradas de Natal”. Mas o que seria um trabalho garantido numa franquia de sucesso se revelou uma missão impossível logo na primeira reunião com o protagonista. A história dos bastidores foi contada pela primeira vez pelo cineasta em entrevista à revista Vanity Fair, publicada nesta terça (24/12).
Nos primeiros 40 minutos de reunião com Chevy Chase para discutir a continuação, o ator ficou em completo silêncio enquanto o diretor expunha suas ideias. Quando finalmente falou, Chase fez um comentário totalmente absurdo: “Você é o diretor? Achei que fosse um baterista.” Tentando salvar a situação, Columbus retomou a conversa, mas Chase encerrou abruptamente o encontro após 30 segundos, dizendo que tinha um compromisso.
Uma segunda chance inesperada
No segundo encontro, mesmo com a presença de Hughes, Chase continuou desrespeitando Columbus, ignorando-o completamente durante toda a conversa. O diretor percebeu que seria impossível trabalhar em um ambiente tão hostil. “Ele me tratava como lixo. Pensei: ‘Prefiro nunca mais trabalhar a fazer esse filme com ele'”, desabafou Columbus.
Ao comunicar sua decisão a Hughes, o roteirista não apenas entendeu a situação como entregou a Columbus, poucos dias depois, o roteiro de “Esqueceram de Mim”. O filme se tornou um marco da comédia natalina, arrecadando US$ 476 milhões e solidificando a carreira do diretor.
Resultados opostos
Enquanto “Esqueceram de Mim” entrou para a história como um dos maiores sucessos de bilheteria de Natal, “Férias Frustradas de Natal”, dirigido por Jeremiah S. Chechnik, teve um desempenho bem mais modesto, faturando US$ 74,5 milhões. Para Columbus, o comportamento bizarro de Chevy Chase foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, pavimentando o caminho para sua consagração no cinema.
Já Chevy Chase viu a carreira estagnar. Ele ficou três anos sem fazer nenhum filme após “Férias Frustradas de Natal”, e amargurou cada vez menos papéis de destaque, até reaparecer em 2009 na série “Community”, de onde saiu demitido e brigado com o criador e integrantes do elenco.