Morte anunciada em criadouro na Austrália
O crocodilo Burt, conhecido por sua participação no filme “Crocodilo Dundee” (1986), morreu no domingo (22/12) aos 90 anos. O anúncio foi feito pelo criadouro de crocodilos Crocosaurus Cove, localizado em Darwin, na Austrália, onde o animal vivia desde 2008.
“Capturado na década de 1980 no rio Reynolds, Burt tornou-se um dos crocodilos mais reconhecidos do mundo, aparecendo em ‘Crocodilo Dundee’ e ajudando a moldar a imagem da Austrália como uma terra de beleza natural e vida selvagem inspiradora”, destacou a nota divulgada pelo criadouro.
Um ícone da vida selvagem e do cinema
Burt fez parte de “Crocodilo Dundee”, estrelado por Paul Hogan como o caçador australiano Mick Dundee. O filme, lançado em 1986, foi um dos maiores sucessos do cinema australiano, rendendo duas sequências: “Crocodilo Dundee II” (1988) e “Crocodilo Dundee em Los Angeles” (2001).
Apesar de seu temperamento descrito como “desafiador”, o crocodilo se tornou uma atração tanto nas telas quanto para os visitantes do Crocosaurus Cove. “Embora a sua personalidade pudesse ser desafiadora, foi também o que o tornou tão memorável e amado por aqueles que trabalharam com ele e pelos milhares que o visitaram ao longo dos anos”, afirmou a equipe do criadouro.
Legado e preservação
A equipe do Crocosaurus Cove ressaltou a importância de preservar a vida selvagem e celebrar a história de Burt. “À medida que choramos a sua perda, somos lembrados do papel vital que a vida selvagem desempenha na nossa história compartilhada e da importância de preservá-la para as gerações futuras”, concluiu o comunicado.
Curiosidades sobre o filme
Apesar de sua forte conexão com a fauna australiana, o título “Crocodilo Dundee” quase foi alterado pela Paramount Pictures, que temia que os espectadores pensassem que o longa fosse “sobre animais em vez de pessoas”. Após avaliar 250 alternativas, o estúdio manteve o nome original, mas adicionou aspas na palavra “Crocodilo” no pôster para a estreia mundial. Só que as aspas não pegaram, nenhuma crítica as incluiu e elas acabaram descartadas nas sequências.