Charles Dolan, pioneiro da TV paga e criador da HBO, morre aos 98 anos

Empresário transformou a indústria da televisão com a introdução de sinais por cabo e programação exclusiva para assinantes

Divulgação/News 12

Trajetória visionária

Charles Dolan, fundador da HBO e dono de um império midiático que revolucionou a TV paga, morreu neste domingo (29/12) aos 98 anos, de causas naturais. A informação foi confirmada por sua família ao jornal The Wall Street Journal.

Nascido em Ohio, Dolan começou a carreira distribuindo filmes esportivos e industriais antes de se mudar para Nova York. Foi na cidade que ele percebeu como os prédios altos interferiam nos sinais de transmissão aérea, identificando a necessidade de implementar redes de cabo em Manhattan.

Em 1964, ele fechou um acordo para conectar edifícios em Manhattan ao sistema de cabo. Poucos anos depois, apostou na transmissão de jogos dos Knicks e dos Rangers como uma estratégia para atrair assinantes. Essa iniciativa abriu caminho para o lançamento, em 1972, da Home Box Office, a HBO, primeira emissora de TV a cabo dedicada exclusivamente ao entretenimento.

A origem da HBO

Já conhecido como um empreendedor inovador de TV a cabo, Dolan conseguiu convencer seus parceiros na Time-Life Inc. da ideia então inovadora de que a TV a cabo poderia ser mais do que apenas um dispositivo para fornecer melhor recepção para telespectadores acostumados a antenas e chuvisco. “Percebemos que se oferecêssemos mais do que um serviço de recepção — se fizéssemos esportes e filmes — nosso serviço seria muito mais atraente para os moradores de Manhattan”, Dolan explicou mais tarde quando perguntado sobre a gênese da HBO. “Então surgiu a ideia.”

O nome Home Box Office (da sigla HBO) tinha como objetivo transmitir aos clientes em potencial que o serviço seria seu “ingresso” para filmes e eventos que eles poderiam assistir em suas próprias casas.

O canal estreou em novembro de 1972 com a exibição de um filme de título premonitório: “Uma Lição Para não Esquecer” (Sometimes a Great Notion), estrelado por Paul Newman.

Expansão do império

Após vender a HBO para seus sódios da Time-Life, Dolan continuou inovando no setor. Ele fundou a Cablevision em 1983, a AMC (American Movie Classics) em 1984 e o News 12 em 1993, sempre com o objetivo de oferecer programação 24 horas aos assinantes.

Em 2015, a família Dolan vendeu a Cablevision para a empresa europeia Altice por quase US$ 18 bilhões. Na época, o “império da família”, como descrito pelo New York Times, já era administrado por James Dolan, filho de Charles.

Legado e fortuna

Segundo a Forbes, Charles Dolan e sua família possuem um patrimônio líquido de US$ 5,4 bilhões. Além da participação majoritária na AMC Networks (canal original de “The Walking Dead”), a família controla negócios de entretenimento e esportes relacionados ao Madison Square Garden, incluindo os times New York Knicks e New York Rangers.

A contribuição de Dolan para a televisão moldou o futuro da indústria, com a criação de canais que permanecem relevantes até hoje e sua visão pioneira para o modelo de assinatura de TV a cabo, que ainda hoje serve de base para as plataformas de streaming.