Aprovação de Bob Dylan
O cantor Bob Dylan usou suas redes sociais nesta quarta-feira (4/12) para elogiar Timothée Chalamet, que o interpreta no filme “Um Completo Desconhecido”. A cinebiografia é inspirada no livro “Dylan Goes Electric”, de Elijah Wald, que aborda o período em que Dylan trocou o folk pelo rock, culminando num icônico e polêmico show no Newport Folk Festival em 1965.
“Há um filme sobre mim que será lançado em breve chamado ‘Um Completo Desconhecido’ (que título!). Timothée Chalamet está no papel principal. Timmy é um ator brilhante, então tenho certeza de que ele será completamente convincente como eu. Ou como um eu mais jovem. Ou como algum outro eu. O filme é baseado no livro ‘Dylan Goes Electric’, de Elijah Wald – um livro que foi lançado em 2015. É uma recriação fantástica dos eventos do início dos anos 1960 que levaram ao fiasco em Newport. Depois de assistir ao filme, leia o livro”, escreveu Dylan no X.
Adaptação cinematográfica
A história da produção se concentra no começo dos anos 1960, quando um jovem Bob Dylan de apenas 19 anos chega a Nova York com um violão e poucos dólares no bolso para se tornar uma sensação mundial. Introduzido na cena folk pelo cantor Pete Seeger, vivido por Edward Norton (“O Incrível Hulk”), ele recebe o apoio de Jonny Cash (Boy Holbrook, de “Logan”) para a transição que revoluciona sua carreira, passando a fazer rock com guitarras elétricas. A mudança cria uma rixa com os líderes do movimento folk e gera vaias diante da performance de “Like a Rolling Stone” no Festival de Newport.
A obra escrita por Jay Cocks (“Gangues de Nova York”) e dirigida por James Mangold (que fez a biografia de Johnny Cash, “Johnny & June”, além de “Logan”) é batizada com parte da letra de “Like a Rolling Stone”, música-chave da transição.
Além da trajetória musical, a biografia ainda explora os relacionamentos de Dylan com a cantora Joan Baez (Monica Barbaro, de “Top Gun: Maverick”) e Sylvie Russo, estudante universitária interpretada por Elle Fanning (“Malévola”), que teve o nome real alterado por pedido do próprio Bob Dylan.
Outros personagens históricos que fazem parte da produção incluem Woody Guthrie (Scoot McNairy, de “Narcos: México”), grande inspiração inicial de Dylan, e Al Kooper (Charlie Tahan, de “Ozark”), primeiro guitarrista da banda de Dylan.
A estreia está marcada para 25 de dezembro nos Estados Unidos e apenas dois meses depois, em 27 de fevereiro, no Brasil.
There’s a movie about me opening soon called A Complete Unknown (what a title!). Timothee Chalamet is starring in the lead role. Timmy’s a brilliant actor so I’m sure he’s going to be completely believable as me. Or a younger me. Or some other me. The film’s taken from Elijah…
— Bob Dylan (@bobdylan) December 4, 2024