Sucesso abre portas para continuação
Os cineastas Greta Gerwig e Noah Baumbach, que foram indicados ao Oscar pelo roteiro de “Barbie”, começaram a desenvolver a sequência do filme. Embora os representantes dos cineastas e da Warner Bros. tenham negado a existência de um projeto formal, fontes confirmaram ao site The Hollywood Reporter que a dupla já apresentou ideias preliminares ao estúdio. A Warner Bros. está ansiosa pela produção.
Gerwig, que também dirigiu “Barbie”, já havia destacado que uma sequência só seria viável caso encontrasse uma narrativa significativa. “Minha referência é sempre o que eu amo profundamente, o que realmente importa para mim. Qual é a história por trás da história?”, afirmou em março, ao receber o prêmio de Mulher do Ano pela revista Time. Segundo ela, apenas um “fluxo criativo genuíno” justificaria uma continuação.
Projetos paralelos do casal de cineastas
Enquanto conversas sobre “Barbie 2” avançam, Gerwig e Baumbach estão ocupados com outros projetos para a Netflix. Ela trabalha na pré-produção de uma adaptação de “As Crônicas de Nárnia”, descrita como “rock and roll” pela produtora Amy Pascal. Já Baumbach está finalizando a pós-produção de um filme sem título com um elenco estelar, que inclui George Clooney, Adam Sandler, Laura Dern e Riley Keough.
O processo criativo da dupla, segundo revelado por eles durante um painel em outubro de 2023, envolve escrever separadamente e compartilhar rascunhos. “Então escutamos se o outro está rindo”, comentou Gerwig, destacando o trabalho colaborativo.
O impacto cultural de “Barbie”
A trama do primeiro filme apresenta uma Barbie que vive uma existência perfeita até ser confrontada com questões existenciais. Sua jornada a leva da Barbielândia ao mundo real, em uma aventura que mistura humor, drama e críticas sociais. Margot Robbie, que estrelou e produziu o longa, celebrou o trabalho de Gerwig: “Ela decifrou o código deste filme como só ela poderia. É uma visão singular que trouxe humanidade, criatividade e magia para Barbie.”
A crítica amou, rendendo 88% de aprovação na média do site Rotten Tomatoes, enquanto o público fez fila nos cinemas. “Barbie” dominou as bilheterias de 2023, arrecadando US$ 1,4 bilhão e virando um fenômeno cultural.
A produção também foi indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Filme. Acabou vencendo o Oscar de Melhor Canção Original com “What Was I Made For”, de Billie Eilish e Finneas O’Connell, além de diversos prêmios em outras cerimônias.