É Top 10
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi selecionado entre os 10 Melhores Filmes do Ano pelo site americano The Hollywood Reporter. O drama de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, destacou-se em duas das três listas individuais dos críticos da publicação.
Único jornalista a justificar suas escolhas, David Rooney escreveu: “O primeiro filme de Walter Salles em seu Brasil natal em 16 anos traz um olhar íntimo e nada sentimental sobre a devastadora história real do ex-deputado Rubens Paiva, levado de sua casa no Rio de Janeiro em 1971 para um interrogatório pela ditadura militar, de onde nunca mais foi visto. Com a junta militar recusando-se até mesmo a confirmar sua prisão, sua família vive anos de uma incerteza paralisante. Contudo, a tragédia galvaniza a esposa de Rubens, Eunice, interpretada com uma emocionante graça, dignidade e heroísmo discreto por Fernanda Torres. Enquanto cria cinco filhos, ela conclui a faculdade e se forma em direito aos 48 anos, tornando-se uma ativista tenaz, cuja luta inclui o reconhecimento formal, pelas autoridades, das pessoas desaparecidas como seu marido, uma vez restaurada a democracia. Amplificando a carga emocional do drama, a idosa e enferma Eunice é retratada no final de sua vida pela mãe de Torres, Fernanda Montenegro, a estrela inesquecível do sucesso internacional de Salles em 1998, ‘Central do Brasil'”.
Premiações internacionais
Vencedor do troféu de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, “Ainda Estou Aqui” disputa o Globo de Ouro e o Critics Choice de Melhor Filme Estrangeiro, além do Globo de Ouro de Melhor Atriz com Fernanda Torres. Esses reconhecimentos criam a expectativa por uma indicação ao Oscar 2025.
O Brasil não disputa a categoria de Melhor Filme Internacional (antigamente conhecida como Melhor Filme em Língua Estrangeira) desde “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Salles. Naquela ocasião, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Com o impacto de “Ainda Estou Aqui” na temporada de premiações, Fernanda Torres também tem chances de seguir os passos de sua mãe e conquistar sua própria indicação.