“Wicked” e “Gladiador II” criam o fenômeno “Glicked” nas bilheterias dos EUA

Os dois lançamentos movimentaram US$ 169,5 milhões e reviveram os dias de "Barbenheimer" nos cinemas americanos

Divulgação/Universal e Paramount Pictures

Fenômeno Glicked supera expectativas

As estreias de “Wicked” e “Gladiador 2” dominaram as bilheterias dos Estados Unidos e Canadá neste fim de semana, consolidando um fenômeno apelidado nas redes sociais de “Glicked”. Ao estilo de “Barbenheimer”, soma dos sucessos de “Barbie” e “Oppenheimer” no ano passado, a união entre o musical dirigido por Jon M. Chu e o épico de ação de Ridley Scott atraiu públicos diversos e marcou a maior arrecadação de bilheterias do fim de semana pré-Ação de Graças em mais de uma década.

Juntos, os dois filmes contribuíram para um crescimento de 70% nas bilheterias em relação ao mesmo fim de semana de 2023, que contou com as estreias de “Napoleão”, também de Ridley Scott.

Música nas bilheterias

O musical “Wicked” arrecadou impressionantes US$ 114 milhões no mercado doméstico. Além de se destacar como a maior estreia de um filme baseado em um musical da Broadway, o lançamento figurou entre as maiores aberturas do ano. Globalmente, já soma US$ 164,2 milhões.

A performance do filme estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo também foi correspondida pela recepção calorosa do público, que atribuiu à produção uma nota “A” no CinemaScore, e também por elogios da crítica, com o registro de 90% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O desafiante na arena

Em 2º lugar, “Gladiador 2” arrecadou US$ 55,5 milhões, garantindo uma estreia igualmente forte, mas com menos potência que no mercado internacional. Lançado com uma semana de antecedência no exterior, o longa já soma US$ 221 milhões mundiais, reafirmando o apelo do gênero de ação épica. O montante marca a maior abertura internacional da carreira de Denzel Washington, superando “Gangster Americano”.

Com orçamento de US$ 250 milhões, o filme traz Ridley Scott de volta ao universo que criou há 24 anos e recebeu uma nota “B” no CinemaScore e 72% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O resto do Top 5

Com isso, “Operação Natal”, estrelado por Dwayne Johnson, caiu para a 3ª posição com uma queda de 59% em relação à estreia, somando US$ 13,3 milhões em seu segundo fim de semana. Com um custo de produção estimado em US$ 250 milhões, o filme acumulou até agora apenas US$ 52 milhões no mercado doméstico e US$ 117,1 milhões globalmente e já pode ser considerado um grande fracasso.

A terceira maior estreia do fim de semana foi o drama “A Redenção: A História Real de Bonhoeffer”, que ficou em 4º lugar com apenas US$ 5,1 milhões. Produzido pelo Angel Studios, estúdio responsável pelo sucesso “Som da Liberdade”, o longa não alcançou o mesmo nível de desempenho, refletindo os desafios enfrentados por produções de menor orçamento ao competir com grandes lançamentos. O filme chega no Brasil em 12 de dezembro.

“Venom: A Última Rodada” completou o Top 5 com US$ 4 milhões no fim de semana, acumulando US$ 133 milhões no mercado doméstico e US$ 456 milhões globalmente.

Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.

Trailers

 

1 | WICKED

 

2 | GLADIADOR 2

 

3 | OPERAÇÃO NATAL

 

4 | A REDENÇÃO: A HISTÓRIA REAL DE BONHOEFFER

 

5 | VENOM – A ÚLTIMA RODADA