Trailer traz Ralph Fiennes como o herói mitológico de “A Odisseia”

"The Return" marca reencontro do ator britânico com a estrela francesa Juliette Binoche, 28 anos depois de "O Paciente Inglês"

Divulgação/Bleeker Street

Um reencontro épico

A Bleeker Street divulgou o trailer de “The Return”, que volta a trazer o ator britânico Ralph Fiennes (da franquia “Harry Potter”) e a estrela francesa Juliette Binoche (“Godzilla”) como um casal.

A primeira parceria dos atores ocorreu em “O Morro dos Ventos Uivantes” (1992), adaptação do romance de Emily Brontë, onde Fiennes interpretou Heathcliff e Binoche viveu Catherine Earnshaw. Em seguida, dividiram a tela em “O Paciente Inglês” (1996), dirigido por Anthony Minghella, que rendeu a Binoche o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Agora voltam a viver um casal famoso da literatura, num hiato maior que a longa separação entre Ulisses/Odisseu e Penélope na obra clássica de Homero que inspira a produção.

O capítulo final de “A Odisseia”

“The Return” aborda o desfecho de “A Odisseia”, acompanhando o retorno de Odisseu/Ulisses (Fiennes) ao reino de Ítaca após uma ausência de 20 anos – passados entre a Guerra de Troia e a trágica viagem de volta, amaldiçoada pelos deuses. Envelhecido, ele desagua em suas terras após sobreviver a diversos naufrágios e desafios. Sem ser reconhecido, é confundido com um mendigo, enquanto lamenta o destino dos companheiros de viagem e busca descobrir o que aconteceu com seu reino. Logo percebe que diversos pretendentes tentam forçar Penélope (Binoche) a um novo casamento para tomar suas posses. Entretanto, sua esposa permaneceu fiel e determinada, esperando por sua volta. Isto o inspira a se vingar dos aproveitadores de forma sanguinária.

Direção, críticas e estreia

O filme tem direção do italiano Uberto Pasolini (“Algum Lugar Especial”), que é sobrinho do lendário cineasta italiano Luchino Visconti (“Morte em Veneza”).

A produção teve sua première mundial no Festival de Toronto em setembro passado, quando atingiu 85% de aprovação da crítica, e sua estreia comercial está marcada para 6 de dezembro nos Estados Unidos. Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.