Fim da novela bíblica
A Record TV e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) decidiram encerrar a produção de “Reis” após mais de 330 capítulos da série/novela bíblica. A 13ª temporada do folhetim será intitulada “A Esperança” e transmitida em 2025. As informações foram confirmadas nesta quinta-feira (21/11) pelo streaming Univer Video.
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo, os últimos roteiros já foram finalizados pela equipe e as gravações da 13ª temporada estão em andamento. A novela bíblica deve encerrar a produção no início de 2025. Vale lembrar que a 12ª temporada está disponível desde setembro na plataforma da Record.
Detalhes da produção
Inicialmente, “Reis” chegou a ser idealizada com 20 temporadas por Cristiane Cardoso, diretora de teledramaturgia da Record e a filha de Edir Macedo. Apesar do formato de série, a emissora e a IURD encararam a produção como uma “novela de temporadas”, que se intercalam para aumentar as expectativas dos telespectadores.
A trama do folhetim bíblico é inspirada nos livros Samuel, Reis, Crônicas, Provérbios, Cantares de Salomão, Eclesiastes e Salmos, que retratam um período pré-Cristo em Israel. A novela ainda mostra uma transição de governo, antes comandada por juízes e depois pela monarquia.
Num âmbito geral, “Reis” nunca atraiu tantos telespectadores e nem obteve grandes números no Kantar Ibope. Como resultado, a Record sempre balançou entre 5 e 7 pontos na Grande São Paulo, que é considerada o principal mercado de televisão do Brasil.
O elenco da novela já contou com nomes como Rafael Gevú (“Gênesis”), Carlo Porto (“Carinha de Anjo”), Francisca Queiroz (“Os Dez Mandamentos”), Cirillo Luna (“Gênesis”), Paloma Bernardi (“Salve Jorge”), Lina Mello (“Gênesis”), Petrônio Gontijo (“Picara Sonhadora”), Anna Lima (“Jesus”), Guilherme Dellorto (“Jezabel”), Ingrid Conte (“O Filho do Homem”), Barbara França (“Os Dez Mandamentos”), entre outros.