NewJeans anuncia saída da gravadora após polêmicas e acusações graves

Grupo de K-pop formaliza rescisão de contrato, citando falhas na proteção de seus integrantes

Instagram/NewJeans

Coletiva de imprensa revela embate com a gravadora

O grupo NewJeans anunciou na quinta-feira (28/11) sua saída oficial da gravadora ADOR, subsidiária da HYBE. A decisão foi divulgada em uma coletiva de imprensa, marcando o fim de um contrato cercado por conflitos públicos e judiciais entre as duas companhias, que respingou nas artistas com acusações de assédio, bullying, quebra de contrato e confidencialidade. A CEO original da ADOR, Min Heejin, foi destituída durante a disputa com a HYBE, e o quinteto apoiou publicamente a empresária.

O quinteto de K-pop debutou em 2022 formado por Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein – que têm idades entre 16 e 20 anos. O quinteto estourou rapidamente, virando um fenômeno comercial com sucessos como “Super Shy”, “OMG”, “Hype Boy”, “Ditto”, “ETA” e “Attention”.

No mês passado, uma das integrantes da banda disse que o grupo era alvo de assédio na indústria musical sul-coreana. Hanni chegou a testemunhar no Parlamento sul-coreano, denunciando assédio e bullying nos corredores da HYBE. Segundo a cantora, o ambiente ultra-competitivo teria causado danos físicos e psicológicos.

Denúncia de falta de proteção

“O contrato exclusivo entre NewJeans e ADOR terminará oficialmente à meia-noite do dia 29. Enquanto a HYBE alega ser separada da ADOR, elas são essencialmente uma entidade. A ADOR que uma vez conhecemos já desapareceu. A confiança foi completamente quebrada”, declarou Minji.

Danielle afirmou: “Sabemos que não poderemos usar o nome NewJeans, mas isso não significa que vamos desistir dele. Vamos lutar pelo NewJeans.”

Haerin comentou alegações de que o contrato segue vigente e que elas teriam que pagar multa para sair: “Houve várias notícias sobre multas rescisórias. No entanto, não violamos nosso contrato exclusivo e demos o nosso melhor em todas as nossas atividades, portanto, não precisamos pagar nenhuma multa. Na verdade, são a ADOR e a HYBE que deveriam pagar as penalidades.”

Hanni enfatizou o motivo da decisão: “A razão pela qual deixamos a ADOR é porque deveriam nos proteger, isso é o básico, mas eles não têm intenção de nos proteger.”

Resposta oficial da ADOR

A ADOR respondeu com um comunicado, lamentando a condução da coletiva e insinuando que a entrevista deveria ter sido vetada: “Lamentamos que uma coletiva de imprensa para anunciar o término do contrato exclusivo tenha sido planejada e conduzida antes mesmo de receber uma resposta à certificação de conteúdo e sem revisão suficiente.”

A empresa negou qualquer violação contratual: “Os contratos exclusivos entre a ADOR e os membros do NewJeans permanecem válidos. Portanto, esperamos que elas continuem suas atividades programadas adiante com a ADOR como fizeram até agora.”

“Solicitamos várias reuniões com os artistas, mas elas não foram realizadas. Esperamos que, mesmo agora, possamos abrir nossos corações e ter conversas sinceras juntos. A ADOR fará o possível para apoiar a NewJeans em suas atividades e ajudá-la a crescer ainda mais como artistas globais.”

NewJeans reforça rescisão

Nesta sexta-feira (29/11), as integrantes do NewJeans divulgaram um comunicado reforçando sua posição: “Este aviso de rescisão está de acordo com nosso contrato exclusivo, e todos nós cinco assinamos o documento de rescisão. O aviso entra em vigor imediatamente após sua entrega à ADOR em 29 de novembro de 2024. A partir desse momento, o contrato exclusivo é nulo e sem efeito.”

O grupo destacou que cumpriu suas obrigações contratuais, mas a falha da ADOR em protegê-las foi decisiva. “Manter o contrato apenas nos causaria um sério sofrimento mental”, afirmaram.

“Além disso, fomos feridas e chocadas por diversas repercussões na mídia baseadas em informações falsas. Esperamos que tais situações não ocorram após a nossa rescisão contratual.”

As integrantes também pediram apoio dos fãs: “Continuaremos dando o nosso melhor para trazer músicas incríveis para vocês. Ficaríamos gratas se vocês apoiassem e acompanhassem os dias à frente para nós cinco.”