Marcos Pasquim revela crise nos bastidores de “Babilônia” por beijo lésbico

Ator conta que cena de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg gerou mudanças de roteiro e clima tenso nos estúdios da Globo

Divulgação/Globo

O ator Marcos Pasquim revelou detalhes sobre os bastidores da novela “Babilônia” (2015), marcada por um ambiente conturbado nos estúdios da Globo. Em participação no programa “Sabadou com Virgínia”, na noite de sábado (2/11), Pasquim comentou a repercussão da cena em que as personagens de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg protagonizaram um beijo no primeiro capítulo. Segundo o ator, a cena provocou reações intensas e forçou mudanças na narrativa.

Repercussão conservadora e mudanças no roteiro

A exibição do beijo entre as veteranas, que formavam um casal na trama, causou grande desconforto entre setores conservadores do público, especialmente os evangélicos, que iniciaram uma campanha de boicote contra a novela.

O clima nos bastidores, segundo o ator, ficou “esquisito” após o episódio. “Tudo foi mudado na última hora após o beijo da Fernanda e da Nathalia”, afirmou Pasquim. “Eu faria um gay e não pude mais fazer após a repercussão”, ele relatou, explicando que o personagem foi reescrito como hetero em razão das críticas recebidas. “Uma atriz [Sophie Charlotte] faria uma prostituta que não pôde mais também”, completou.

Pasquim descreveu o ambiente como tenso, com os autores sendo pressionados a reescrever diversas tramas e mudar o conteúdo da novela para se ajustar ao gosto do público evangélico, que fez uma espécie de boicote, migrando para a Record TV e ajudando “Os Dez Mandamentos” a bater recordes de audiência.

Emendas afundaram audiência

Mesmo com as mudanças, “Babilônia” registrou a pior média de audiência para uma novela das 21h até então. O autor Gilberto Braga morreu em 2021 com mágoa da Globo por ter sido culpado pelo fracasso.