Sequência chega após 25 anos do lançamento
Kevin Smith revelou estar desenvolvendo uma sequência para o filme “Dogma” (1999), durante o evento Dogma Confessional, que aconteceu no fim de semana durante o Vulture Festival em Los Angeles. A produção original, que mistura comédia e apocalipse religioso, trouxe Ben Affleck e Matt Damon como os anjos caídos Bartleby e Loki. Segundo Smith, os dois atores devem retornar para reprisar seus papéis.
“Algumas pessoas vão dizer: ‘Não toque nisso. Você vai estragar tudo’. E eu estou aqui para dizer: vou mesmo. Mas encontrei uma forma de fazer”, disse Smith. Ele também brincou sobre a relação com Affleck e Damon: “Eles me devem. Eu pude cobrar isso por 25 anos, desde que ajudei ‘Gênio Indomável’ a acontecer, sem nem receber um obrigado nos discursos do Globo de Ouro ou do Oscar. É por isso que eles continuam aparecendo em todos os meus filmes. Podem esperar uma participação deles — mais do que apenas uma participação. A única forma de fazer uma sequência de ‘Dogma’ é com eles. Então podem contar com isso.”
Impacto do filme e futuro da franquia
“Dogma” completou 25 anos e foi exibido em uma sessão especial no festival. A comédia satírica original acompanha os anjos Bartleby e Loki, que encontram um possível caminho para retornar ao céu, desafiando dogmas religiosos. Só que isso poderia causar o fim do mundo, o que faz Alan Rickman descer dos céus e pedir a Linda Fiorentino para impedí-los, com a ajuda de dois profetas: Jay e Silent Bob, vividos por Smith e Jason Mewes. O elenco também incluiu Salma Hayek, Chris Rock, Jason Lee e a cantora Alanis Morissette no papel de Deus.
Smith destacou que um recente acordo de distribuição para o relançamento de “Dogma” abriu possibilidades para a expansão do universo da franquia: “O novo acordo de ‘Dogma’ pode levar a sequências, versões para TV, e estender a história — algo que nunca pudemos fazer antes. É emocionante. E todas aquelas pessoas que trabalharam no filme ainda estão ativas.” Alan Rickman, porém, faleceu em 2016.
O legado do View Askewniverse
“Dogma” foi o quarto filme do View Askewniverse, universo compartilhado criado por Kevin Smith, que inclui produções como “O Balconista” (1994), “Procura-se Amy” (1997) e “O Império (do Besteirol) Contra-Ataca” (2001). Smith continua a expandir esse universo com novos projetos, como o recente “O Balconista 3” (2022).
O diretor também mencionou sua gratidão aos fãs pelo apoio contínuo à franquia e reforçou o desejo de trabalhar com os membros originais do elenco: “Todos que fizeram parte desse filme são muito importantes para mim, e eu quero que essa sequência seja uma celebração de tudo o que criamos juntos.”