Jojo Todynho cria nova polêmica com comunidade LGBTQ+ em campanha para a Havan

Influencer ativista critica uso de bordão registrado em ação de marketing e ameaça processar loja e ex-cantora

Instagram/Jojo Todynho

Virou polêmica

Após ser dispensada por grandes marcas como Avon e Knorr, Jojo Todynho virou garota-propaganda da Havan, onde já se envolveu em uma nova polêmica. Durante um vídeo da campanha da empresa, divulgado na sexta (22/11), a ex-cantora usou o bordão “Haviam boatos de que eu estava na pior”, de Luisa Marilac, para comemorar sua contratação. A frase, que virou um símbolo associado à influencer e ativista LGBTQ+, foi registrada nos órgãos competentes, e Marilac agora exige o pagamento de direitos autorais.

Neste sábado (23/11), Luisa fez uma série de publicações no Instagram, onde expressou sua indignação: “Ai, meu Deus! Mais um dia… deixa eu ver aqui se a Jojo ou a Havan já jogaram um dinheirinho na minha conta. Não entendo, a Jojo mete tanto a língua na comunidade LGBT e continua se aproveitando, desfrutando da gente, né? Espremendo essa laranja até a última [gota].”

Marilac também reclamou sobre o impacto financeiro da situação: “O Pix não caiu. Eu jurando que ia passar um Natal abençoado e próspero. Eu só queria o que é meu, Jojo. E para de se aproveitar de uma comunidade que você cuspiu [no prato que comeu].”

Vai ter ação judicial

A influencer anunciou que pretende acionar a Justiça caso a situação não seja resolvida. “Havan, solta esse Pix, porque eu vou dar dor de cabeça. Eu vou pro pau. Eu não quero nada mais do que é meu. Não tem jeito, vou ter que acionar os advogados. Vamos pro pau, Jojo Todynho. Vamos pro pau, Havan!”, afirmou.

Em seguida, ela acionou um advogado e publicou uma nota nas redes sociais. “Hoje venho a público para esclarecer um assunto muito sério: o uso indevido do meu bordão “Haviam boatos de que eu estava na pior” em uma publicidade recente, sem a minha autorização. Esse bordão é parte importante da minha história e trajetória como criadora de conteúdo e ativista LGBTQIA+. Estou tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para garantir que meus direitos sejam respeitados e minha propriedade intelectual protegida”, afirmou.

Briga com comunidade LGBTQ+

O episódio gerou debate nas redes sociais, reacendendo discussões sobre a relação de Jojo Todynho com a comunidade LGBTQ+.

Em setembro passado, Jojo posou com Michele Bolsonaro, se definiu como uma preta de direita e rompeu com a comunidade, anunciando sua decisão de tirar “Arrasou, Viado” da internet. A música tinha sido lançada como uma forma de agradecer ao público LGBTQ+ pelo apoio recebido após o sucesso de “Que Tiro Foi Esse”.

“Em momento algum quis me aproveitar de comunidade, de bandeira, nunca me aproveitei de ninguém, porque se eu me aproveitasse das pessoas eu estava além do que eu estou hoje, mas enfim…”, disse Jojo, justificando sua decisão como reação às críticas que recebeu por se mostrar bolsonarista. “Não estou aqui para me dar nenhum tipo de desculpa ou justificativa. Eu vim aqui falar para vocês que respeito é bom e todo mundo gosta”, completou.