Festival Varilux de Cinema Francês celebra 15ª edição com programação especial

Evento homenageia Alain Delon e exibe 19 lançamentos recentes da indústria cinematográfica francesa em 60 cidades brasileiras

Divulgação/All Songs Music

Invasão francesa no Brasil

Maior festival de cinema francês fora França, com mais de 2 milhões de espectadores desde sua criação, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua 15ª edição nesta quinta-feira (7/11) e segue até 20 de novembro, oferecendo uma seleção de 20 filmes em 60 cidades e 110 salas de cinema no Brasil.

Dezenove filmes da programação são produções recentes e inéditas no Brasil. O 20º é o clássico “O Sol por Testemunha” (1960), primeira adaptação de “O Talentoso Ripley”, livro de suspense de Patricia Highsmith, cuja exibição homenageia o icônico ator francês Alain Delon (1935-2024), falecido em agosto passado.

Já a lista de inéditos inclui títulos que participaram de festivais como Cannes, Veneza e San Sebastián. A programação conta com gêneros variados, de comédias românticas e dramas históricos a thrillers e animações. Um dos destaques é “A Favorita do Rei”, de Maïwenn, que abriu o Festival de Cannes em 2023 e marca a volta de Johnny Depp ao cinema, após sua batalha judicial com a ex-esposa Amber Heard.

A programação também traz “O Segundo Ato”, de Quentin Dupieux, exibido em Cannes 2024 e estrelado por Léa Seydoux, Louis Garrel e Vincent Lindon, além de “O Sucessor”, dirigido por Xavier Legrand, conhecido pelo premiado “Custódia” (quatro prêmios César em 2019), e “A Fanfarra”, de Emmanuel Courcol, premiado com o Prêmio do Público em San Sebastián 2024.

Há ainda “A História de Souleymane”, de Boris Lojkine, vencedor dos prêmios do Júri e de Melhor Ator na mostra Um Certain Regard de Cannes 2024, “Bolero, A Melodia Eterna”, sobre o compositor Ravel, e o blockbuster “O Conde de Monte Cristo”, que alcançou cerca de 9 milhões de espectadores na França, além de 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Convidados e eventos especiais

O festival contará com a presença de convidados especiais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O roteirista Marc Salbert vem apresentar o drama de refugiados “Apenas Alguns Dias”, enquanto o ator Raphaël Personnaz acompanha “Bolero, A Melodia Eterna”, onde interpreta o compositor Maurice Ravel. O diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille estarão presentes para a exibição de “O Conde de Monte Cristo”.

As atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier apresentam “Madame Durocher”, sobre a primeira parteira do Brasil e sua trajetória até a Faculdade de Medicina na América Latina. O diretor Xavier Legrand participa com seu thriller “O Sucessor”, estrelado por Marc-André Grondin, que aborda os desafios familiares após a morte de um patriarca.

As exibições em São Paulo acontecem em locais como Cine Marquise, Cine LT3, Cinemark Iguatemi, Espaço de Cinema Augusta, e outros. Mas os eventos paralelos começam já nesta segunda-feira (4/11), com uma masterclass com o cineasta Xavier Legrand, vencedor do prêmio César, sobre seu thriller “O Sucessor”, com reprise na terça-feira (5/11), ambas com entrada gratuita no Cine Faap. Também na terça, no mesmo local, o crítico Jean-Michel Frodon, ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma, conduzirá palestras sobre a indústria cinematográfica francesa.