Um twist em “Oliver Twist”
A Disney+ anunciou a renovação de “Cirurgias e Artimanhas”, péssima tradução nacional da série australiana “The Artful Dodger”, para sua 2ª temporada.
A série, uma sequência irreverente do clássico literário “Oliver Twist” (1838), de Charles Dickens, explora a vida adulta do delinquente conhecido como Artful Dodger. No famoso livro, Dodger é o líder da gangue de menores infratores das ruas de Londres. Mas na produção da Disney, que se passa anos depois dos acontecimentos de “Oliver Twist”, ele se reinventou na Austrália, onde assumiu seu nome real, Jack Dawkins, e transformou sua habilidade como batedor de carteiras “mão leve” numa carreira respeitável como médico cirurgião. Apesar disso, ainda mantém alguns hábitos inadequados, como a jogatina, que lhe deixa endividado com pessoas perigosas.
A situação se complica ainda mais com a chegada de Fagin, seu ex-mentor do crime, deportado para a Austrália. A presença do antigo vilão, interpretado por David Thewlis (da franquia “Harry Potter”), ameaça revelar o passado criminoso de Jack e desafia a nova vida que ele construiu. Mas também serve como catalisador para o desenvolvimento da trama, especialmente diante do dilema do protagonista de retornar ao mundo do crime para solucionar seus problemas financeiros. Para completar, ainda há um interesse romântico em Lady Belle Fox (Maia Mitchell, de “Teen Beach Movie”), a filha do governador, que sonha em se tornar médica. Apesar de ser uma profissão inadequada na época para uma mulher de sua posição social, Belle demonstra-se determinada e acaba envolvendo Jack em seus planos.
O trio central vai retornar nos novos episódios, que serão gravados em Callan Park, Sydney. Segundo os produtores, a trama retomará os eventos do final da 1ª temporada, com mais intrigas, cirurgias intensas e dilemas amorosos.
Sucesso global
A Disney+ destacou que “The Artful Dodger” é sua produção australiana de maior audiência e também obteve bons resultados internacionais, especialmente na Europa e Oriente Médio.
Segundo Kylie Watson-Wheeler, vice-presidente da Walt Disney Company na Austrália e Nova Zelândia, “o sucesso da série, tanto local quanto internacional, reflete a alta qualidade da produção”. Ela afirmou que a nova temporada promete “roubos emocionantes, comédia e um drama romântico cativante”.
A série é uma coprodução entre Disney+, Hulu e Sony Pictures Television, e foi criada por David Maher e David Taylor, que têm uma longa história de colaboração em séries australianas, como “The Code” (2014), “Bite Clube” (2018), “Bloom” (2019) e “Amazing Grace” (2021). Na produção, eles se juntaram ao analista de roteiros James McNamara, ex-executivo da Icon, para gerar a visão moderna e renovada dos personagens clássicos, explorando temas como moralidade e redenção, além da espetacularização das primeiras cirurgias da História.