Beijo da morte
O astro Denzel Washington (“O Protetor”) revelou que uma cena de beijo entre homens foi removida da versão final do filme “Gladiador II”, dirigido por Ridley Scott.
Em entrevista ao site Gayety, Washington, que interpreta o personagem Macrinus no longa, foi questionado sobre a representação da homossexualidade no Império Romano. Ele respondeu: “Na verdade, eu beijei um homem no filme, mas cortaram. Acho que tiveram medo”.
Washington detalhou a cena, afirmando: “Eu beijei um cara na boca, e acho que eles ainda não estavam prontos para isso. Matei ele uns cinco minutos depois. É ‘Gladiador’. É o beijo da morte”.
Reencontro com Ridley Scott e futuro na carreira
Washington e Scott se reencontram em “Gladiador II”, após a colaboração anterior em “Gangster Americano” (2007). Na entrevista, o ator também indicou que está considerando a aposentadoria em breve, sugerindo que esse projeto pode marcar uma fase final de sua carreira.
A história de “Gladiador II”
A continuação traz Paul Mescal (“Aftersun”) como Lucius, o filho de Maximus, personagem de Russell Crowe no filme vencedor do Oscar de 2001. A trama se passa 25 anos após a morte do gladiador original, durante o reinado duplo dos irmãos Geta (Joseph Quinn, de “Stranger Things”) e Caralla (Fred Hechinger, de “The White Lotus”), que, como ensina a História, terminou de forma fratricida. Lucius tem poucas memórias do caos que se seguiu à morte do tio, o Imperador Commodus (Joaquin Phoenix), pelas mãos de Maximus na arena dos gladiadores. Mas apesar de ser filho da nobre Lucilla (Connie Nielsen), sua volta à Roma repete a trajetória de seu pai no longa original.
O elenco também destaca Pedro Pascal (“The Last of Us”) como o general Marcus Acacius, responsável pela escravidão de Lucius, ao invadir a região em que ele vivia com a família. Aprisionado e transformado em escravo, Lucius é comprado por Macrinus, vivido por Denzel Washington, um homem poderoso e influente, que o transforma em gladiador e o envolve em um plano contra os imperadores de Roma. Na arena, Lucius enfrenta animais selvagens para diversão dos romanos e, ao se destacar nas lutas, tem sua chance de vingança no grande Coliseu.
Equipe criativa e recepção da crítica
A sequência conta com roteiro de Peter Craig (“Top Gun: Maverick”) e traz novamente Ridley Scott, responsável pelo filme original, como diretor. Vindo de uma série de lançamentos destruídos pela crítica (“A Casa Gucci”, “Napoleão”), Scott buscou a segurança de uma sequência, mas acabou surpreendendo a crítica, que está considerando “Gladiador II” o seu melhor filme desde “Perdido em Marte” em 2015.
A estreia no Brasil acontece nesta quinta (14/11), uma semana antes do lançamento nos Estados Unidos.
Denzel Washington, Gladiador, Império Romano, Joaquin Phoenix, Oscar, Pedro Pascal, Peter Craig, Ridley Scott, Roma Antiga, Russell Crowe, Trailer