“Coringa: Delírio a Dois” amarga fracasso no cinema e no digital

Lançamento em VOD nos EUA seguiu a baixa recepção das bilheterias, deixando o filme atrás de outros títulos populares

Instagram/Todd Phillips

“Coringa: Delírio a Dois” estreou em VOD nos EUA na semana passada e manteve a mesma recepção fraca das bilheterias. Apesar da expectativa de que a versão digital pudesse impulsionar a audiência, o lançamento nas plataformas iTunes e Fandango revelou uma adesão modesta, com o título ocupando a 4ª posição entre os mais vendidos, atrás de filmes como “A Substância” e “Beetlejuice Beetlejuice – Os Fantasmas Ainda se Divertem”.

Após uma trajetória extremamente fraca nas bilheterias, a sequência do “Coringa” saiu dos cinemas sem repetir o desempenho bilionário do filme de 2019, com apenas US$ 58 milhões nos Estados Unidos e US$ 204 milhões de bilheteria mundial – contra um investimento estimado em US$ 300 milhões – e o lançamento em VOD apenas evidenciou o quanto o filme foi rejeitado pelo público.

Rejeição de público e crítica

O desempenho de “Delírio a Dois” nos cinemas foi marcado por uma queda constante. Inicialmente exibido em mais de 4.100 salas, o longa teve redução gradual até alcançar apenas 324 locais no último final de semana, registrando o modesto faturamento de US$ 140 mil após um mês de exibição, que nem sequer foram divulgados nas grandes publicações especializadas.

A decisão dos produtores em mudar a inspiração inicial dos dramas de Martin Scorsese para uma mistura de drama judicial com elementos musicais desagradou não apenas o público. Os críticos rechaçaram o longa, que teve uma aprovação de apenas 33% no Rotten Tomatoes, caracterizando a produção como “podre” segundo o consenso das resenhas.