CEO da Tectoy deleta conta do X após postagens polêmicas e radicais

Valdeni Rodrigues compartilhou ataques à China, mulheres e divulgou fake news em suas redes sociais

Divulgação/TecToy e X/Valdeni Rodrigues

Publicações controversas

Valdeni Rodrigues, CEO da Tectoy, tornou-se alvo de críticas após a exposição de uma série de postagens com teor polêmico e radical em sua conta no X (antigo Twitter). O executivo utilizou a rede social para ataques políticos, compartilhamento de fake news e declarações consideradas ofensivas contra mulheres e minorias. A denúncia foi feita inicialmente pelo site Drop de Games e pôde ser facilmente comprovada, antes do executivo deletar a conta às 21h desta quarta-feira (27/11).

Na mesma semana em que a TecToy lançou o Zeenix, Rodrigues compartilhou críticas à China, país de origem do hardware do aparelho da empresa – um white label do Ayn Loki Zero, dispositivo portátil projetado para rodar sistemas operacionais de PC e emular jogos clássicos e recentes. Rodrigues compartilhou um post que criticou a visita do “ditador Xi Jimping” ao Brasil. “Quanto tempo para estarem ensinando mandarim nas escolas?”, dizia a postagem publicada em tom crítico contra o governo chinês.

O CEO da Tectoy também publicou uma provocação relacionada à demissão de uma vice-presidente da Caixa Econômica Federal por assédio sexual, ironizando: “Alguma feminista??? Nada a declarar?”.

Fake news e boicotes

Há poucos dias, o executivo repostou uma declaração falsa atribuída à atriz Fernanda Torres, protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A frase, que relativizaria mortes por Covid-19, já foi desmentida por agências de checagem. A publicação se deu no contexto de uma campanha de boicote ao longa, que aborda a ditadura militar e a tragédia da família Paiva, acusando o filme de ter viés político.

No Dia da Consciência Negra, o CEO fez comentários questionando a relevância da data, uma celebração fundamental no combate ao racismo no Brasil.

Há ainda várias postagens contra o governo Lula, que Rodrigues chamou de “corrupto”.

Histórico na Tectoy

Valdeni Rodrigues assumiu a liderança da TecToy em 2019, após passagens por empresas como IBM, Compuware, PTC e MSC. Sob sua gestão, a TecToy tem buscado revitalizar sua marca e expandir para novos mercados, incluindo automação comercial e varejo.

Recentemente, a empresa lançou o Zeenix, um PC portátil voltado para o público gamer, marcando seu retorno ao mercado de games.

Ele ainda não se manifestou sobre a polêmica, mas o espaço está aberto para seu posicionamento. A notícia será atualizada assim que houver comunicado oficial.