Alan Rachins, ator indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro, morre aos 82 anos

Conhecido por papéis em “L.A. Law” e “Dharma & Greg”, o ator faleceu em Los Angeles após insuficiência cardíaca

Divulgação/20th Century Fox Television

O ator Alan Rachins, que ao longo da carreira foi indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro, morreu no sábado (2/11) aos 82 anos, em Los Angeles. A notícia foi confirmada por sua esposa, a atriz Joanna Frank, que informou que o ator estava internado devido a uma insuficiência cardíaca.

Início de carreira

Rachins iniciou sua carreira no teatro nova-iorquino, onde atuou em peças na Broadway e no circuito off-Broadway, construindo um perfil versátil. Em 1975, estreou nas telas com o telefilme “Fear on Trial” e, nos anos seguintes, fez diversas participações em séries de TV, mas só alcançou maior visibilidade nos anos 1980, ao ser escalado para o elenco de “L.A. Law” (1986-1994), interpretando o advogado Douglas Brackman Jr., personagem que lhe rendeu indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro em 1988.

Reconhecimento em “L.A. Law”

Criada por seu cunhado Steven Bochco, “L.A. Law” trouxe Rachins como Douglas Brackman Jr., um advogado rígido e ambicioso, conhecido por seu estilo sério e postura severa, ao longo de oito temporadas. Sua atuação destacada no drama jurídico lhe rendeu indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro, afastando qualquer crítica de nepotismo por sua escalação.

Carreira no cinema

O sucesso televisivo o levou para o cinema, onde apareceu em filmes como “Na Rota do Perigo” (1986), “Um Espírito Grudou em Mim” (1990) e “Showgirls” (1995), um dos filmes mais criticados dos anos 1990. “Showgirls” recebeu o recorde de sete prêmios Framboesa de Ouro, incluindo um troféu vencido por Rachins como Pior Ator Coadjuvante do ano, o que praticamente acabou com sua carreira cinematográfica.

Sucesso em “Dharma & Greg”

Após a experiência em comédias no cinema, o ator optou por uma mudança de estilo televisivo ao estrelar o sitcom “Dharma & Greg” (1997-2002) como o excêntrico Larry Finkelstein, pai hippie da protagonista Dharma, vivida por Jenna Elfman. A série, sobre um casal completamente diferente entre si, tornou-se outro sucesso em sua carreira, durando cinco temporadas.

Últimos trabalhos

Após o fim de “Dharma & Greg”, ele nunca mais teve um papel fixo em produções televisivas, mas continuou a aparecer na telinha em episódicos avulsos de séries como “CSI”, “Grey’s Anatomy”, “Young Sheldon” e “NCIS”, onde fez sua última aparição antes de sua internação.

Ele era casado com Joanna Frank desde 1978, que viveu sua esposa em “LA Law” e com quem teve um filho.