Xamã grava blues do Nirvana para trilha de “Maníaco do Parque”

Música “Where Did You Sleep Last Night”, popularizada pela banda grunge em 1993, ganha clipe com o cantor e ator

Instagram/Xamã

O rapper Xamã surpreendeu com uma guinada grunge. Ele acaba de lançar sua versão de “Where Did You Sleep Last Night”, conhecida pelo público pela versão do Nirvana no especial “MTV Unplugged” de 1993. A faixa integra a trilha sonora do filme “Maníaco do Parque”, produção de true crime que estreia no Prime Video em 18 de outubro. Além de interpretar a canção, Xamã também atua no longa, que traz Silvero Pereira (“Pantanal”) no papel do serial killer que aterrizou São Paulo no final dos anos 1990.

Para antecipar o lançamento do filme, a música ganhou clipe da Prime Video. Mas a gravação de Xamã se mostra bem diferente da versão tradicional, incluindo arranjo de teclados e trechos de rap.

Curiosidades sobre a música

Kurt Cobain, líder do Nirvana, já tinha gravado “Where Did You Sleep Last Night” três anos antes da aparição na MTV, como guitarrista de Mark Lanegan, num disco solo do cantor do Screaming Trees lançado em 1990. Entretanto, a canção original é do século 19, um blues folk que juntou versos de duas músicas diferentes, ambas de origens desconhecidas. Gravações existem desde a virada do século 20, mas as versões mais populares são do bluesman Lead Belly e do cantor country Bill Monroe, que a chamavam de “In the Pines” na década de 1940. Na gravação da MTV, Cobain introduziu a canção falando de sua admiração por Lead Belly.

O filme da Prime Video

“Maníaco do Parque” tem roteiro de L.G. Bayão (“Minha Fama de Mau”) e direção de Maurício Eça, que está virando especialista em produções de true crime após a trilogia de “A Garota que Matou os Pais”. Além de Silvero Pereira na pele de Francisco de Assis Pereira, o serial killer que ganhou o apelido de Maníaco do Parque, o elenco também destaca Giovanna Grigio (“Rebelde”) como Elena, uma repórter iniciante que vê na investigação do maníaco a grande chance de alavancar sua carreira. Ela toma a frente do caso e revela as histórias de assassinatos enquanto a polícia ainda procura pistas do assassino que matava mulheres no Parque do Estado, em São Paulo.

O filme é uma aposta do Prime Video no gênero true crime, seguindo o sucesso dos filmes anteriores de Maurício Eça.