Trailer de “Um Completo Desconhecido” traz Timothée Chalamet como Bob Dylan

Cinebiografia do diretor de "Logan" foca transição polêmica da carreira do cantor, indo do folk ao rock nos anos 1960

Divulgação/20th Century Studios

A 20th Century divulgou um novo trailer de “Um Completo Desconhecido” (A Complete Unknown), cinebiografia de Bob Dylan, que traz Timothée Chalamet (“Duna”) transformado na versão jovem do cantor. A prévia recria a Nova York de 60 anos atrás, incluindo os cafés do Greenwich Village, onde a cena folk fervilhava, o Festival Folk de Monterey, os relacionamentos e o turbilhão causado por Dylan em cinco anos, quando foi de salvador a traidor da música folk.

A história da produção se concentra no começo dos anos 1960, quando um jovem Bob Dylan de apenas 19 anos chega a Nova York com um violão e poucos dólares no bolso para se torna uma sensação mundial. Introduzido na cena folk pelo cantor Pete Seeger, vivido por Edward Norton (“O Incrível Hulk”), ele recebe o apoio de Jonny Cash (Boyd Holbrook, de “Logan”) para a transição que revoluciona sua carreira, passando a fazer rock com guitarras elétricas. A prévia mostra a reação irritada dos líderes do movimento folk e a ira causada pela performance de “Like a Rolling Stone”, seu hino elétrico, no Festival de Newport. Há também uma cena que deveria representar uma performance da turnê britânica, onde Dylan mandou a banda tocar a música ainda mais alto contra os protestos dos puristas de violão, mas o contexto parece ter sido mesclado com o show de Newport.

A obra escrita por Jay Cocks (“Gangues de Nova York”) e dirigida por James Mangold (que fez a biografia de Johnny Cash, “Johnny & June”, além de “Logan”) é batizada com parte da letra de “Like a Rolling Stone”, música-chave da transição.

Além da trajetória musical, a biografia ainda explora os relacionamentos de Dylan com a cantora Joan Baez, interpretada por Monica Barbaro (“Top Gun: Maverick”), e Sylvie Russo, estudante universitária interpretada por Elle Fanning (“Malévola”).

Outros personagens históricos que fazem parte da produção incluem Woody Guthrie (Scoot McNairy, de “Narcos: México”), grande inspiração inicial de Dylan, e Al Kooper (Charlie Tahan, de “Ozark”), seu primeiro guitarrista. O próprio Bob Dylan é creditado como um dos produtores.

A estreia está marcada para 25 de dezembro nos Estados Unidos e “em breve” no Brasil.