A Paramount Pictures divulgou o trailer de “Setembro 5”, que recria um dos eventos mais chocantes e trágicos da história olímpica: a crise dos reféns nas Olimpíadas de Munique de 1972. Embora a história do ataque à delegação olímpica de Israel por terroristas pró-Palestina tenha sido retratada em vários documentários e filmes, este novo docudrama é o primeiro a apresentar o massacre de Munique por uma perspectiva jornalística, acompanhando a ação sob o ponto de vista da equipe de TV da ABC Sports, que cobria os jogos durante o ataque.
O filme examina as implicações éticas e morais de transmitir terroristas com reféns ao vivo, explorando o delicado equilíbrio entre relatar as notícias e se tornar parte delas.
O elenco destaca Peter Sarsgaard (“Acima de Qualquer Suspeita”), John Magaro (“Os Muitos Santos de Newark”) e Ben Chaplin (“The Nevers”) como três produtores de notícias da ABC Sports, que trabalharam nos bastidores da cobertura. Enquanto a rede ABC preferia que o departamento de notícias lidasse com as reportagens, o trio lutou para continuar com sua cobertura enquanto a crise se desenrolava em tempo real, a apenas um prédio de distância de sua localização. Mal sabiam eles que o mundo inteiro estaria assistindo, incluindo os terroristas.
Dirigido e coescrito pelo cineasta suíço Tim Fehlbaum, conhecido pelas sci-fis pós-apocalípicas “Um Inferno” (2011) e “O Refúgio” (2021), “5 de Setembro” também apresenta imagens de arquivo da transmissão real da ABC, incluindo cenas com o âncora Jim McKay.
A estreia está marcada 30 de janeiro no Brasil, dois meses após o lançamento em cinemas selecionados dos Estados Unidos.