“The Serpent Queen” é cancelada após duas temporadas

Série disponibilizada na MGM+ deve ganhar spin-off centrado na Rainha Elizabeth I

Divulgação/Starz

O canal pago americano Starz cancelou a série “The Serpent Queen”, que tem suas duas temporadas disponibilizadas no Brasil pela MGM+. O anúncio do cancelamento ocorre pouco mais de um mês após o final da 2ª temporada.

Tradição de Rainhas

A produção refletia um fascínio do canal Starz por Rainhas históricas e trazia Samantha Morton, que reinou entre os mortos-vivos como Alpha na série “The Walking Dead”, no papel de Catarina de Médici, uma das mulheres mais influentes – e cruéis – que já usou uma coroa. Casando-se ainda adolescente na corte francesa do século 16, ela logo perde a inocência e, com sua inteligência e determinação, domina o esporte sangrento que é a monarquia melhor do que ninguém, governando a França por 50 anos.

Apesar do tema, a produção não fazia parte da franquia literária de Philippa Gregory, conhecida como “The Cousins War” (“Guerra Entre Primos”, no Brasil), que já rendeu “The White Queen”, “The White Princess” e “The Spanish Princess” no mesmo canal. Mas, cronologicamente, encaixa-se perfeitamente como continuação da saga monárquica.

A série tem outra fonte literária, o livro “Catherine de Medici: Renaissance Queen of France”, de Leonie Frieda, além de um humor sombrio que a aproximava mais de “The Great” que das outras rainhas do canal. A atração foi desenvolvida pelo roteirista Justin Haythe (“Operação Red Sparrow”) com produção do cineasta Francis Lawrence (da franquia “Jogos Vorazes”).

Projeto de spin-off

Entretanto, embora a história de Catarina de Médici tenha sido encerrada, a Starz planeja um spin-off focado na rainha Elizabeth I, mantendo a mesma equipe criativa. A atriz Minnie Driver (“Beekeeper”), que interpretou Elizabeth I em participações na 2ª temporada de “The Serpent Queen”, também é cotada para reprisar o papel, embora o elenco ainda não tenha sido oficialmente confirmado.

Críticas positivas e final satisfatório

“The Serpent Queen” recebeu críticas muito positivas, atingindo 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. No entanto, o longo intervalo entre a exibição das temporadas, de quase dois anos, teria afetado a audiência, fazendo o Starz avaliar que o final da 2ª temporada, com os eventos do Massacre da Noite de São Bartolomeu, servia para concluir satisfatoriamente a trajetória televisiva de Catarina.