“Sorria 2” supera “Terrifier 3” na disputa das bilheterias de continuações de terror

Animação "Robô Selvagem" também segue sendo um sucesso nos Estados Unidos, enquanto "Coringa 2" desaba no ranking

Divulgação/Paramount Pictures

A Paramount está rindo à toa com o lançamento de “Sorria 2”. O novo terror do estúdio conquistou o 1º lugar nas bilheterias norte-americanas, arrecadando cerca de US$ 23 milhões em 3.619 cinemas, incluindo exibições em Imax e outros formatos premium. O desempenho inicial supera o do primeiro filme, que estreou com US$ 22,6 milhões em setembro de 2022, antes de alcançar mais de US$ 217 milhões mundiais (para um orçamento de US$ 17 milhões).

A continuação estrelada por Naomi Scott teve um orçamento de US$ 28 milhões, ainda considerado modesto para uma produção de grande estúdio. E além dos resultados domésticos, o filme arrecadou mais US$ 23 milhões em bilheterias internacionais, atingindo US$ 46 milhões mundiais em seu primeiro fim de semana de exibição.

Tanto o público quanto a crítica gostaram mais do segundo filme do diretor Parker Finn. O público deu nota B no CinemaScore, uma leve melhora em relação ao B- recebido pelo primeiro “Sorria”, enquanto a crítica aprovou com 83% no Rotten Tomatoes – 3% a mais que o anterior.

Briga de terror

Os elogios ajudaram a produção da Paramount a enfrentar uma forte concorrência no gênero, principalmente de “Terrifier 3”, que havia estreado com US$ 18,9 milhões no fim de semana anterior, apesar de ser exibido para maiores e sem campanhas publicitárias na TV.

“Terrifier 3”, que estreia em 31 de outubro no Brasil, caiu para o 3º lugar neste fim de semana, arrecadando cerca de US$ 9 milhões em 2.762 cinemas. O total doméstico do filme até o momento é de aproximadamente US$ 36 milhões, um resultado impressionante considerando seu orçamento de terror independente, de apenas US$ 2 milhões.

Animação com sucesso anormal

Em 2º lugar, ficou a animação “Robô Selvagem”, que experimenta um sucesso anormal. Mesmo já disponível em VOD nos EUA para as famílias assistirem em casa, o lançamento da Universal/DreamWorks Animation vendeu R$ 10,1 milhões em ingressos no fim de semana, para atingir US$ 101 milhões em bilheteria doméstica e US$ 196 milhões globalmente.

A imprensa americana acredita que o título infantil esteja se beneficiando indiretamente da presença de dois terrores nos cinemas. Especula-se que muitos adolescentes estão comprando ingressos de multiplex para “Robô Selvagem” mas, depois de entrarem nos cinemas, rumariam para as salas que exibem “Terrifier 3” e “Sorria 2”, ambos classificados como R-rated (proibidos para menores de 17 anos nos EUA).

O resto do Top 5

Há sete semanas no Top 5, “Os Fantasmas Ainda Se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice” aparece em 4º lugar com US$ 5 milhões. A arrecadação da sequência do filme clássico dos anos 1980 já soma sólidos US$ 283 milhões na América do Norte e US$ 434,6 milhões globalmente até o momento.

O drama romântico “Todo Tempo que Temos” ficou com o 5º lugar da bilheteria com US$ 4,2 milhões. Em cartaz em apenas 985 cinemas, numa estratégia de lançamento limitado da produtora A24, o longa estrelado por Andrew Garfield e Florence Pugh desbancou “Coringa: Loucura a Dois”, que saiu do Top 5 em seu terceiro fim de semana.

Em 6º lugar, a adaptação de quadrinhos da Warner Bros fez só US$ 2 milhões, atingindo um total doméstico de US$ 56,4 milhões e uma bilheteria global de US$ 192 milhões, incluindo US$ 5,9 milhões em sua estreia na China.

Em franco contraste, a outra adaptação de quadrinhos em cartaz, “Deadpool & Wolverine”, atingiu outro marco ao superar “Barbie” na lista dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos, com uma arrecadação doméstica de US$ 636,3 milhões, ligeiramente à frente do maior sucesso do ano passado (“Barbie” fez US$ 636,2 milhões).

Par completar, o circuito limitado festejou um feito de “Anora”, dirigido por Sean Baker, que estreou em somente seis salss em Nova York e Los Angeles. O filme da Neon, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2024, alcançou uma média de US$ 90 mil por tela, o que representa o melhor desempenho por cinema desde “Asteroid City” de Wes Anderson em 2023 e está entre os cinco melhores dos últimos cinco anos.

“Anora” tem estreia marcada para 23 de janeiro no Brasil.

Trailers

Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.

 

1 | SORRIA 2

 

2 | ROBÔ SELVAGEM

 

3 | TERRIFIER 3

 

4 | OS FANTASMAS AINDA SE DIVERTEM – BEETLEJUICE BEETLEJUICE

 

5 | TODO TEMPO QUE TEMOS