O cantor Seunghan não faz mais parte do grupo de K-pop RIIZE. O anúncio foi feito neste domingo (13) pelas redes sociais oficiais da Wizard Production, divisão da SM Entertainment responsável pela gestão do grupo, dois dias após o artista ter sua reintegração confirmada pelo grupo. A empresa explicou que a decisão foi tomada após Seunghan expressar desejo de se afastar do RIIZE para preservar os demais membros e seus fãs.
Decisão após polêmica e retorno breve
Há dois dias, o RIIZE havia anunciado o retorno de Seunghan, que ficou afastado por cerca de 10 meses após o vazamento de fotos em que ele aparecia fumando e ao lado de uma mulher, o que gerou críticas de parte do público mais conservador do K-pop. Em comunicado, a Wizard Production declarou que a saída do artista foi resultado de “reflexão cuidadosa sobre cada uma das opiniões e respostas enviadas pelos fãs” após a tentativa de retorno do cantor ao grupo.
“Seunghan sempre expressou seu desejo de deixar o grupo pelo bem dos membros e dos fãs”, afirmaram os diretores da Wizard Production. Eles explicaram que a decisão de retorno foi revisada após perceberem que, ao invés de satisfação, a presença de Seunghan causava “mais confusão” entre os fãs.
Repercussão e apoio ao cantor
Entretanto, não foi isso que se viu nas redes sociais após o anúncio da saída de Seunghan. Muitos fãs lamentaram a decisão e expressaram apoio ao cantor. No X, antigo Twitter, a hashtag “#SMSupportsBullying” ganhou força entre internautas que acusam a SM Entertainment de não proteger seus artistas. “Sinto muito, mas não apoio uma empresa que não prioriza ou não se preocupa com seus artistas. Eles agiram como se ele tivesse cometido um crime”, criticou uma fã.
Outros internautas usaram o Reddit para expressar descontentamento com a agência, afirmando que Seunghan foi tratado com descaso desde sua estreia. “Ele ficou no porão por um ano, e eu sinto que, no lugar dele, não conseguiria ser parte do grupo sem me sentir muito amargo”, comentou um usuário. “Estou enojado com a forma como a SM lidou com isso e não o protegeu em nenhum momento durante essa ‘farsa’ de escândalo”, afirmou outro fã, em protesto contra a decisão da agência.
Futuro incerto para Seunghan
Apesar da controvérsia, a Wizard Production declarou que continuará apoiando Seunghan para que ele possa “mostrar seus talentos e seguir seus sonhos”, embora não tenha detalhado quais os próximos passos para o artista. Entre os fãs, o desejo de que ele encontre novas oportunidades cresce. “7 anos de treinamento, espero que ele possa estrear em outro lugar, talvez como solo”, sugeriu uma seguidora.