Palhaço assassino de “Terrifier 3” massacra “Coringa 2” nas bilheterias dos EUA

"Coringa: Delírio a Dois" amarga queda histórica de arrecadação em sua segunda semana em cartaz

Divulgação/Bloody Disgusting

Na luta entre palhaços assassinos, o terceiro filme da franquia de terror “Terrifier” liderou com folga a bilheteria do final de semana nos cinemas dos EUA e Canadá, enquanto a sequência de “Coringa” registrou a maior queda de arrecadação já registrada para uma produção baseada de quadrinhos em sua segunda semana em cartaz.

Sucesso de estreia para “Terrifier 3”

“Terrifier 3”, produção independente de terror que registrou abandonos de salas e ataques de vômitos em sua estreia, conquistou o 1º lugar nas bilheterias norte-americanas com arrecadação de US$ 18,2 milhões em 1.988 salas, um número baixo de telas para o circuito comercial dos EUA, que não apostou em seu sucesso. A liderança inesperada reforça a força dos filmes slasher, que atraem tanto o público fiel quanto geram forte curiosidade pelas reações extremas. O lançamento no Brasil está marcado para 31 de outubro, Dia das Bruxas.

Para se ter noção, o terceiro longa de Art, o palhaço serial killer imortal, foi dirigido por Damien Leone com um orçamento de apenas US$ 2 milhões. Lançado na semana passada em 4.102 salas na América do Norte, “Coringa: Delírio à Deus” custou quase US$ 200 milhões. São dois zeros a mais após o número 2.

Queda histórica para Coringa 2

Apesar da diferença brutal de orçamento e distribuição, “Coringa: Delíro a Dois”, dirigido por Todd Phillips, caiu para o 3º lugar em seu segundo fim de semana, desabando impressionantes 81% com uma arrecadação de US$ 7 milhões entre sexta e domingo (13/10). Antes, o recorde de pior queda estava com “As Marvels”, que registrou 78% de retração entre a estreia e o fim de semana seguinte.

O filme da Warner Bros. também sofreu no mercado internacional, onde rendeu apenas US$ 22 milhões. Em dois fins de semana, a sequência de “Coringa” soma US$ 165 milhões mundiais, indicando que vai dar um enorme prejuízo para seu estúdio.

O tropeço gigante foi consequência de críticas muito negativas, tanto da imprensa quando do público. Todos concordaram que o filme é muito ruim. A média da crítica no Rotten Tomatoes ficou em 33%, enquanto a do público atingiu 32%. O CinemaScore, pesquisa feita na saída dos cinemas dos EUA, rendeu uma nota D da audiência, a pior já registrada para um filme de super-heróis/supervilões, superando a ruindade do reboot de “Quarteto Fantástico”, que detinha o recorde de avaliação negativa com um C- em 2015.

O resto do Top 5

O resto do Top 5 foi marcado por números positivos. “Robô Selvagem” entrou em seu terceiro fim de semana em 2º lugar, com US$ 13,4 milhões em 3.854 salas. A animação da DreamWorks Animation/Universal tem sido uma alternativa consistente aos filmes mais adultos da programação, posicionando-se como a quarta franquia de sucesso do diretor Chris Sanders, que antes assinou “Lilo & Stitch” na Disney, e “Como Treinar o Seu Dragão” e “Os Croods” na DreamWorks Animation. No fim de semana, Sanders confirmou que o estúdio já desenvolve uma continuação para o filme, que soma quase US$ 150 milhões de bilheteria mundial.

Mesmo disponibilizado em VOD para locação digital, “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice” quase superou a bilheteria de “Coringa 2”, com uma arrecadação de US$ 7 milhões em 2.408 salas. Contraste com o fracasso da adaptação dos quadrinhos, esta outra continuação da Warner Bros. ultrapassou a marca de US$ 275 milhões no mercado doméstico e atingiu US$ 420 milhões mundiais em sua sexta semana de exibição.

Já o 5º lugar foi disputadíssimo. A Focus Features apostou em uma distribuição ampla para “Piece by Piece”, documentário animado sobre Pharrell Williams que obteve uma nota A no CinemaScore e é cotado para o Oscar. Com lançamento em 1.865 telas, o filme arrecadou US$ 3,8 milhões, superando os US$ 3,6 milhões de “Transformers: A Origem” em 6º lugar e os US$ 3,4 milhões de “Saturday Night”, drama de Jason Reitman sobre a estreia do programa humorístico “Saturday Night Live” em 1975, que abriu em 7º lugar com distribuição em 2.309 salas. “Piece By Piece” e “Saturday Night” não têm previsão de lançamento no Brasil.

Dificuldades de Trump

Outro filme independente de maior apelo para premiações, “O Aprendiz”, que aborda a trajetória de Donald Trump e cuja estreia enfrentou processo judicial, teve maior dificuldades em seu lançamento doméstico. Com exibição em 1.740 salas, o drama biográfico que traz Sebastian Stan (“Falcão e o Soldado Invernal”) como Trump arrecadou cerca de US$ 1,5 milhão, abrindo em 10º lugar nas bilheterias. A estreia no Brasil vai acontecer na quinta-feira (17/10).

Trailers

Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.

 

1 | TERRIFIER 3

 

2 | ROBÔ SELVAGEM

 

3 | CORINGA: DELÍRIO A DOIS

 

4 | OS FANTASMAS AINDA SE DIVERTEM – BEETLEJUICE BEETLEJUICE

 

5 | PIECE BY PIECE