A Globo revelou nesta segunda-feira (21/10) que as séries “Os Outros” e “Justiça” ganharão adaptações na Grécia e na Alemanha. A mudança faz parte de uma nova estratégia da emissora, focada na venda de formatos para produções locais, apresentada durante a feira Mipcom, em Cannes.
Adaptações internacionais
Na Grécia, tanto “Os Outros” quanto “Justiça” serão adaptados pela Alpha TV, uma das maiores redes de televisão do país. Já na Alemanha, a produtora ndF (Neue Deutsche Filmgesellschaft) será responsável pela versão de “Os Outros”, que explora os conflitos de um condomínio na Barra da Tijuca. No entanto, ainda não foi revelado em qual emissora ou canal a série será transmitida no país.
Nenhuma das versões internacionais tem previsão de estreia, nem houve anúncios de elenco até o momento.
Expansão de negócios com venda de formatos
Angela Colla, chefe de negócios internacionais da Globo, disse em entrevista à revista americana Variety que a mudança de estratégia visa ampliar a presença da emissora no mercado internacional. “Mais do que produtores de séries e novelas, nós somos contadores de história. Com a força do nosso conteúdo, apostamos na vida de formatos roteirizados como uma maneira de amplificar possibilidades de negócios e alcançar novos públicos”, afirmou sobre os remakes.
Colla também ressaltou que a flexibilidade das adaptações permite ajustes necessários para adequar as histórias às realidades culturais de cada país. “Adaptações não precisam ser cópias exatas. Com [a venda de] formatos, ajustes podem ser feitos para adaptar uma história para cada realidade, mantendo a estrutura criativa que é a essência do sucesso”, completou.
Olho no mercado internacional
Além da venda de formatos, a Globo tem firmado parcerias com produtoras internacionais para o desenvolvimento de novos conteúdos. Um exemplo recente é a série “Fallen”, lançada na última semana, falada em inglês e fruto de uma coprodução. Nesta segunda, também foi revelada a colaboração com a alemã Beta Film GmbH para a coprodução de “Disciplina”, uma nova série criada pela KondZilla, produtora responsável pelo sucesso “Sintonia” na Netflix.