Os ex-integrantes do One Direction, Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik divulgaram um comunicado em conjunto nesta quinta-feira (16/10) em homenagem ao ex-colega de banda Liam Payne, que morreu na quarta (15/10) aos 31 anos após uma queda em Buenos Aires.
“Estamos completamente devastados pela notícia do falecimento de Liam. No tempo certo, e quando todos estiverem prontos, teremos mais a dizer. Mas, por ora, vamos tirar um tempo para lamentar e processar a perda de nosso irmão, a quem amávamos profundamente. As memórias que compartilhamos com ele serão para sempre guardadas. Neste momento, nossos pensamentos estão com sua família, amigos e fãs que o amavam junto conosco. Sentiremos sua falta imensamente. Amamos você, Liam”, diz o texto.
A nota foi postada no Instagram oficial do grupo, que não era atualizado há mais de quatro anos.
Tributo de Louis Tomlinson e reflexões sobre a amizade
Em uma publicação pessoal, Tomlinson chamou Payne de “meu garoto, um dos meus melhores amigos, meu irmão” e descreveu a tristeza por perder o parceiro de banda. “Liam foi, na minha opinião, a parte mais essencial do One Direction. Sua experiência, presença de palco e talento para compor fizeram toda a diferença”, declarou. O cantor também relembrou conversas que tiveram e lamentou não ter tido a chance de uma última despedida, prometendo ao filho de Payne, Bear, que seria “o tio de que ele precisará na vida”.
Zayn Malik expressa gratidão e saudade
Zayn Malik também prestou homenagem a Payne, revelando que frequentemente se encontra falando sozinho, “esperando que ele possa me ouvir”. Em uma mensagem comovente, Malik destacou o apoio que recebeu do amigo em momentos difíceis e descreveu Payne como “cabeça-dura e opinativo, mas sempre mais sensato do que eu”. O cantor encerrou afirmando que perdeu “um irmão” e que guardará para sempre as memórias que compartilhou com ele.
Carreira e impacto de Liam Payne
Payne ganhou fama ao integrar o One Direction, formado no reality musical X-Factor em 2010, e ajudou a transformar o grupo em um fenômeno global, com sucessos como “What Makes You Beautiful” e “Story of My Life”. Após a separação do grupo em 2016, ele seguiu carreira solo, lançando o single “Strip That Down” em 2017 e apenas um álbum desde então, “LP1” (2019),. O cantor enfrentava dificuldades para criar um novo disco solo, que foi adiado após o single “Teardrops” não entrar no TOP 30 das músicas mais ouvidas no Reino Unido, atingindo apenas a 43ª posição. Ele encerrou o contrato com seu empresário no início de 2024.
O artista faleceu após cair do 3º andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina. As autoridades locais informaram que o cantor sofreu múltiplos traumas e que o caso será investigado como “morte duvidosa” devido a um possível surto relacionado a abuso de substâncias, segundo comunicado do Ministério da Segurança de Buenos Aires.