A atriz baiana Maria Gal (“Poliana Moça”) vai interpretar Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma das mais importantes escritoras negras brasileiras, em uma produção cinematográfica que chegará às telas em breve.
Direção e produção do filme
A obra terá direção de Jeferson De (“Doutor Gama”) e roteiro escrito por Maíra Oliveira (criadora de “A Magia de Aruna”). O diretor já tinha feito um curta, “Carolina”, sobre a vida da escritora, que foi premiado no Festival de Gramado em 2003.
A realização é das produtoras Move Maria e Raccord Produções, com coprodução da Globo Filmes.
Quem foi Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora e poetisa brasileira, conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. A obra é um relato autobiográfico que retrata sua vida na favela do Canindé, em São Paulo, abordando temas como pobreza, fome e exclusão social. Carolina, que teve apenas dois anos de educação formal, deixou um legado importante na literatura brasileira ao dar voz às experiências das classes marginalizadas.
Reconhecimento e homenagens
A escritora foi homenageada recentemente com uma mostra em São Paulo, intitulada “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros”, realizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) em 2021.
Além disso, ela ganhará tributos em Nova York e Washington, nos Estados Unidos, com painéis intitulados “Carolina – A Escritora do Brasil”, que abordarão a vida e a obra da autora entre os dias 15 e 17 de outubro.