A banda One Direction emplacou diversos hits musicais antes dos integrantes anunciarem um hiato por tempo indefinido em 2015. A morte trágica de Liam Payne na quarta-feira (16/10) transformou a separação em definitiva.
O grupo musical foi formado por Liam, Harry Styles, Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik no programa “The X Factor” (2010), no Reino Unido. Na época do reality, os jovens buscavam consolidar suas carreiras de forma individual, porém os jurados mudaram o rumo dos garotos na competição.
Apesar de não vencer a edição, o 1D obteve destaque suficiente para iniciar uma carreira de sucesso após o programa, no qual terminaram em 3º lugar. O grupo conseguiu assinar um contrato com uma gravadora logo na sequência. O sucesso foi estrondoso, principalmente entre o público adolescente, que ficou encantado com a estética dos jovens artistas. Seu single de estreia, “What Makes You Beautiful” (2011), ultrapassou 5 milhões de cópias vendidas no mundo e é considerado pela Billboard como o maior hit da banda, enquanto seu primeiro álbum, “Up All Night”, foi o disco britânico mais vendido daquele ano.
Além disso, a Billboard diz que o 1D vendeu mais de 50 milhões de discos ao redor do mundo e, em 2014, se tornou o primeiro grupo a ter os quatro primeiros álbuns no topo da lista “Billboard 200”. A banda ainda ganhou um filme biográfico e realizou turnês mundais, com direito a shows em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Início do fim
Apesar da fama conquistada, o cantor Zayn Malik anunciou sua saída do grupo em 2015, quando dizia que precisava “relaxar” e ficar “fora dos holofotes”. Nesse período, o 1D ainda lançou um álbum como quarteto, intitulado “Made in A.M”, o último da boyband.
Em 2015, o One Direction declarou que entraria em hiato indefinido: “Ok, muitos rumores rolando. Nós não estamos terminando, mas vamos fazer uma merecida pausa em algum ponto do ano que vem”, publicou Niall Horan no antigo Twitter. Até então, a imprensa acreditava que o grupo permaneceria ausente por cerca de um ano.
Alguns veículos norte-americanos chegaram a informar que o hiato não teria relação com a saída de Malik, pois os integrantes fariam uma pausa como conjunto mesmo se o artista ainda estivesse participando do projeto. A partir daí, os integrantes seguiram projetos individuais, como foi o caso de Harry Styles, que arrastou multidões na carreira solo.
Caminhos distintos
Após a separação, Styles estreou como ator no filme de ação “Dunkirk” (2017), enquanto dividia seu trabalho na música com shows espalhados pelo mundo. Ele ainda participou de “Eternos” (2021) e protagonizou “Não se Preocupe, Querida” (2022), que foi lançado no mesmo ano em que brilhou com a canção “As It Was”, um de seus principais hits musicais com mais de 770 milhões de views no YouTube. Outro de seus sucessos inescapáveis foi “Watermelon Sugar”, lançado em 2020.
Zayn Malik tornou-se o mais prolífico de todos, lançando quatro discos solo após se despedir do grupo. Ele também é o ex-integrante com maior número de seguidores no Instagram (mais de 52,5 milhões) e de visualizações no Youtube, onde acumula mais de 1,2 bilhão de views nos clipes de “Dusk Till Dawn” e “Pillowtalk”. Agora, está prestes a estrear sua primeira turnê solo nos Estados Unidos.
Louis Tomlinson gravou dois álbuns de estúdio e neste ano lançou seu primeiro disco ao vivo. Um de seus maiores sucessos solo foi “Back to You” (2017) e ele declarou se sentir “sortudo” por ter feito duas turnês mundiais nos últimos três anos.
Niall Horan divulgou seu primeiro álbum, “Flicker” (2017), pouco depois de confirmar a pausa do grupo, gravando seu maior sucesso, “Slow Hands”, que permanece como seu clipe mais popular no YouTube, com mais de 244 milhões de visualizações. Desde então, lançou mais dois discos, o mais recente no ano passado, sem repetir impacto comercial. Em 2023, ele estreou como técnico do “The Voice” e no momento está em turnê mundial, que foi assistida por Liam Payne, dias antes do falecimento trágico.
Liam Payne foi justamente quem menos obteve sucesso após a separação do One Direction, mesmo sendo considerado o principal compositor do grupo. O músico lançou apenas um álbum, “LP1” (2019), e enfrentava dificuldades para criar um novo disco solo. O projeto de Liam foi adiado após o single “Teardrops” não entrar no TOP 30 das músicas mais ouvidas no Reino Unido, atingindo apenas a 43ª posição. Ele encerrou o contrato com seu empresário no início de 2024.