Jennifer Lopez, Ricky Martin e Bad Bunny declaram apoio a Kamala Harris após insulto trumpista a Porto Rico

Os cantores se manifestaram contra piada xenofóbica e racista proferida em comício de Donald Trump

Instagram/Jennifer Lopez

Reação contra racismo e xenofobia

A candidata democrata Kamala Harris recebeu apoio de vários artistas latinos, após o comediante Tony Hinchcliffe fazer uma piada racista sobre a ilha de Porto Rico em um evento de Donald Trump no domingo (27/10). Dentre os apoiadores estão Bad Bunny, Jennifer Lopez e Ricky Martin.

Durante sua participação no comício de Trump, realizado no Madison Square Garden, em Nova York, Hinchcliffe disparou comentários xenofóbicos e racistas contra latinos, judeus e negros. O ponto mais baixo foi o comentário que levou os astros latinos a declarem voto em Harris. “Não sei se vocês sabem disso, mas há literalmente uma ilha flutuante de lixo no meio do oceano agora. Acho que se chama Porto Rico”, disse o humorista, que foi imediatamente criticado pela campanha de Kamala Harris.

Apoio artístico

O cantor porto-riquenho Bad Bunny se pronunciou sobre o assunto com um vídeo de Harris, em que ela critica Trump por suas ações após a passagem dos furacões Irma e Maria por Porto Rico, em 2017. Em 2021, um relatório apontou que o governo Trump atrasou mais de US$ 20 bilhões em ajuda humanitária após a devastação da ilha.

“Há muito em jogo nesta eleição para os eleitores porto-riquenhos e para Porto Rico. E esta eleição não é apenas uma escolha entre Donald Trump e eu. É uma escolha entre duas visões muito diferentes para nossa nação”, menciona Kamala no vídeo publicado por Bad Bunny, que também adicionou outro vídeo sobre a pauta: “Eu nunca vou esquecer o que Donald Trump fez, e o que ele não fez, quando Porto Rico precisava de um líder atencioso e competente. Ele abandonou a ilha, tentou bloquear a ajuda após furacões devastadores consecutivos e não ofereceu nada além de toalhas de papel e insultos.”

A cantora Jennifer Lopez também compartilhou um trecho do vídeo de Kamala Harris junto com uma captura de tela do plano da candidata democrata para ajudar a ilha de Porto Rico. A situação se repetiu com o cantor Ricky Martin, que ainda adicionou um vídeo do comediante trumpista fazendo sua piada racista.