O Festival do Rio dá início à sua 26ª edição nesta quinta-feira (3/10), no tradicional Cine Odeon, com uma programação composta por filmes de destaque nos principais festivais internacionais. A sessão de abertura será marcada pela exibição de “Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard, que traz no elenco Zoe Saldaña, Selena Gomez, Adriana Paz e Karla Sofía Gascón. As atrizes foram premiadas coletivamente no Festival de Cannes por suas atuações no longa, que aborda a transição de gênero de uma líder do tráfico no México.
“Almodóvar e os destaques internacionais
Assim como em 2022, o Festival do Rio traz o vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, “O Quarto Ao Lado”, de Pedro Almodóvar. Este é o primeiro filme em inglês do diretor espanhol e conta com Tilda Swinton e Julianne Moore nos papéis principais. O filme trata da reaproximação de duas amigas em meio à decisão de uma delas, diagnosticada com câncer terminal, de optar pela eutanásia.
O Festival do Rio 2024 também inclui outras produções de cineastas renomados no cenário global. Entre elas, está “Bird”, de Andrea Arnold, e “The Seed of the Sacred Fig”, vencedora do Prêmio do Júri de Cannes. O cineasta iraniano Mohammad Rasoulof enfrentou ordem de prisão em seu país por filmar sem a permissão do regime. Além disso, “Parthenope”, de Paolo Sorrentino, também será exibido no festival após competir pela Palma de Ouro.
Entre as obras com astros famosos, destacam-se “Canina”, estrelado por Amy Adams, o romance “Todo Tempo que Temos”, com Andrew Garfield e Florence Pugh, e “O Aprendiz”, em que Sebastian Stan vive o magnata Donald Trump nos anos 1970 e 1980. Para completar, como parte das homenagens, será celebrada a vida e carreira de Christopher Reeve, o melhor Superman do cinema, com a exibição do documentário “Super/Man: A História de Christopher Reeve”.
A competição nacional
A Première Brasil deste ano traz uma seleção diversa e robusta. Além de obras de diretores consagrados como Lírio Ferreira (“Serra das Almas”), Marco Dutra (“Enterre seus Mortos”), Marcelo Gomes (“Retrato de um Certo Oriente”), Marcelo Caetano (“Baby”), Marianna Brennand (“Manas”) e Fernando Coimbra (“Os Enforcados”) na competição de longas de ficção, o campo dos documentários traz títulos como “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, que investiga a influência da religião na política brasileira, “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha sobre a obra de Davi Kopenawa, e “3 Obás de Xangô”, de Sergio Machado.
São obras com temas urgentes e complexos, complementadas pelos títulos da seção Novos Rumos, conhecida por fomentar novas narrativas.
“Maníaco do Parque”, de Maurício Eça, será o longa brasileiro de encerramento do festival, com sessão de gala no dia 12 de outubro, novamente no Odeon.