A Disney+ vai lançar mais um documentário sobre os Beatles. Depois de “The Beatles: Get Back”, de Peter Jackson, a plataforma confirmou a produção de “Beatles ’64”, que revisita a primeira turnê da banda inglesa nos Estados Unidos.
Produzido por Martin Scorsese e dirigido por David Tedeschi, o filme usará registros de outros cineastas, que foram disponibilizados anteriormente – assim como aconteceu em “Get Back”. Scorsese e Tedeschi trabalharam juntos recentemente em outro documentário musical, “Personality Crisis: One Night Only”, sobre o cantor David Johansen, da banda New York Dolls.
Material pré-existente
Os registros originais de “Beatles 64” foram captados pelos cineastas Albert e David Maysle, que seguiram os roqueiros ingleses durante cinco dias para o especial “What’s Happening! The Beatles in the U.S.A.” (1964), além da rede CBS de televisão, responsável pela gravação do programa “The Ed Sullivan Show”. Vale apontar que esse material já tinha sido remasterizado para o DVD comemorativo dos 30 anos da turnê, “The Beatles: The First U.S. Visit” (1994), além de as performances televisivas serem foco de um DVD com as quatro apresentações da banda no programa de Ed Sullivan.
Apresentação histórica e recorde de audiência
A primeira performance dos Beatles no programa de Ed Sullivan se tornou um marco na cultura popular e foi responsável por disseminar a “Beatlemania” nos Estados Unidos, ao ser assistida por mais de 73 milhões de pessoas. A aparição da banda estabeleceu recordes de audiência e consolidou sua popularidade entre o público adolescente, graças a sucessos com letras românticas como “All My Loving” e “I Want to Hold Your Hand”.
Além de tocar na TV, os Beatles fizeram 32 shows pelos Estados Unidos e Canadá no período, com o concerto de Washington gravado por câmeras e exibido nos cinemas, dando origem ao gênero dos documentários de shows.
Imagens remasterizadas e tecnologia avançada
A produção conta com imagens remasterizadas pela empresa de Peter Jackson, que utilizou a mesma tecnologia aplicada em “Get Back”, para atingir resolução em 4K e áudio aprimorado. Além dos registros históricos, entrevistas com Paul McCartney, Ringo Starr e fãs americanos completam a narrativa.
A estreia está marcada para 29 de novembro.