Cineasta tenta barrar estreia de filme de Marcos Mion por plágio

Camila Rizzo alega que a trama de "MMA - Meu Melhor Amigo" é a mesma do curta "Headway"

Divulgação/Star

A cineasta Camila Rizzo entrou na Justiça para impedir a estreia do filme “MMA – Meu Melhor Amigo”, protagonizado por Marcos Mion com previsão de lançamento em janeiro de 2025. No processo judicial, ela acusa o apresentador de plagiar seu curta-metragem “Headway” (2018). As informações são do colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo.

Nos autos do processo, que corre no Tribunal de Justiça de São Paulo, Camila afirma que seu projeto traz o mesmo enredo da história de Mion. A cineasta diz que o apresentador e a produtora Formata tiveram acesso à sua obra de forma indireta e sem seu conhecimento prévio. Ela pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais e materiais e por quebra de direito autoral, além de pedir um reconhecimento público do caso.

A trama de “Headway” mostra o encontro de um garoto autista com um lutador de artes marciais mistas. O curta foi inspirado em uma reportagem exibida na TV da Bahia, em 2017, e chegou a ser reproduzido em festivais internacionais após seu lançamento.

Decisão da Justiça

A pedido dos réus, o processo entrou em segredo de Justiça, porém a medida caiu na última terça-feira (15/10). A cineasta pede que Mion e a produtora sejam barrados de divulgar ou fazer qualquer exibição do filme, seja em cinemas ou festivais. Ela também tentou uma decisão limitar. Contudo, a juíza Fernanda Augusta Jacó Monteiro negou o pedido de tutela antecipada por considerar o caso complexo, e autorizou o planejamento de estreia do filme de Mion. A magistrada ainda ponderou que será necessário maior aprofundamento na investigação.

“Em que pese a argumentação da parte autora, entendo que os elementos apresentados são insuficientes para se aferir a probabilidade do direito alegado sem o prévio exercício do contraditório. Entendo necessário maior aprofundamento sobre a ocorrência ou não de plágio e contrafação entre as obras ‘Headway’ e ‘MMA – Meu Melhor Amigo'”, afirmou a juíza Fernanda.

Até o momento, a assessoria de imprensa de Marcos Mion não se manifestou sobre as acusações de plágio. O espaço segue aberto para novos desdobramentos do caso.

Filme de Mion

A trama de “MMA – Meu Melhor Amigo” conta a história de Max Machado (Mion), que descobre ser pai de uma criança autista de 8 anos, enquanto trata uma lesão. O lutador vai tentar entender e se aproximar do filho que não conhecida, ao mesmo tempo que se prepara para a luta mais importante da carreira. Entretanto, a grande luta é se aproximar do menino, que vive em seu próprio mundo. A história seria inspirada em Romeu, filho do apresentador do “Caldeirão”.

O elenco ainda conta com a participação de Andreia Horta (“Elis”), Hoji Fortuna (“Grão”), Guilherme Tavares (“Pantanal”), Vanessa Giácomo (“Travessia”), Laura Luz (“Milla no Multiverso”), Lucas Penteado (“Nosso Sonho”), Antônio Fagundes (“O Rei do Gado”) e Augusto Madeira (“Bingo: O Rei das Manhãs”). A direção é de José Alvarenga Jr. (“Os Normais”).

A estreia está prevista para 16 de janeiro de 2025.