“Cavaleiro do Bolsonaro” é condenado por ameaças a Felipe Neto

Leandro de Souza Cavalieri Valle deverá pagar 20 salários mínimos ao influenciador

Instagram/Felipe Neto

A 35ª Vara Criminal do Rio condenou Leandro de Souza Cavalieri Valle, conhecido anteriormente como “Cavaleiro do Bolsonaro”, a indenizar o influenciador Felipe Neto em 20 salários mínimos. A decisão foi proferida após Cavalieri ser considerado culpado pelos crimes de ameaça e injúria contra Neto.

Originalmente condenado a mais de um ano de detenção, Cavalieri teve a pena convertida no pagamento da indenização de 20 salários mínimos. Na decisão, a Justiça do Rio destacou a gravidade do comportamento do réu. “A conduta do réu não pode ser considerada irrelevante sob a ótica penal, pois o contexto fático do crime revela o desprezo do réu pelas normas usuais inerentes aos embates democráticos. As divergências políticas são naturais e saudáveis; contudo, a conduta do réu não é razoável”, concluiu a sentença.

Incidente de 2020 com carro de som

O caso remonta a 2020, quando Cavalieri estacionou um carro de som em frente ao condomínio onde Felipe Neto reside, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, usando o equipamento para fazer ameaças e proferir ofensas ao influenciador. O ato foi registrado pelo próprio Cavalieri, que divulgou o vídeo nas redes sociais.

Felipe Neto comemorou a condenação no X (antigo Twitter), referindo-se a Cavalieri como “um homem que veio até a porta do meu condomínio com um carro de som para gritar ameaças. Que postou fotos segurando um fuzil e um “x” contra mim, falando ‘nós vamos nos encontrar’”.