A Sony divulgou um novo trailer de “Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles escolhido pelo Brasil para tentar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Exibido sob mais de 10 minutos de aplausos e premiado no Festival de Veneza em sua première mundial, o drama brasileiro tem 94% de aprovação da crítica norte-americana no site Rotten Tomatoes.
A prévia não explica a história, que rendeu o troféu de Melhor Roteiro em Veneza para a dupla Murilo Hauser e Heitor Lorega, buscando passar apenas impressões sobre a resiliência de sua protagonista.
“Ainda Estou Aqui”, que marca o retorno de Salles ao cinema narrativo após 12 anos, conta a história de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que tenta descobrir o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, após ele ser levado de casa pela polícia em 1971, durante a ditadura no Brasil. Ao mesmo tempo, ela busca manter os filhos protegidos da notícia do desaparecimento. A história real é baseada no livro do filho do casal, o escritor Marcelo Rubens Paiva.
O papel principal é desempenhado por Fernanda Torres, com quem o diretor trabalhou em “Terra Estrangeira” (1995) e “O Primeiro Dia” (1998), e a produção também inclui um epílogo com participação da mãe da atriz, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar ao ser dirigida por Salles em “Central do Brasil” (1998). As duas compartilham a mesma personagem no filme e, segundo a crítica internacional, pode ser a vez da filha chegar ao Oscar. Vale lembrar que Fernanda Torres já venceu o Festival de Cannes por “Eu Sei que Vou Te Amar” (1986), de Arnaldo Jabor.
O elenco também destaca Selton Mello como Rubens Paiva.
A estreia comercial no Brasil vai acontecer em 7 de novembro, após exibição do filme na Mostra de São Paulo.