Atriz de “The Acolyte” critica Disney por falta de apoio durante ataques racistas

Jodie Turner-Smith cobra postura da empresa contra racismo dos fãs da saga "Star Wars"

Divulgação/Disney+

Jodie Turner-Smith, que interpretou Mother Aniseya na série “The Acolyte”, criticou a Disney pela falta de resposta contra o racismo e cyberbullying disparado contra a série, especialmente Amandla Stenberg, protagonista da produção. Em entrevista à Glamour UK, a atriz ressaltou a dedicação de Stenberg ao papel e lamentou a ausência de apoio público da Disney durante as reações adversas. “Eles têm que parar de ficar em silêncio quando as pessoas estão sendo atacadas com racismo e besteiras online”, declarou a atriz.

Ataques contra Stenberg

Desde o anúncio de sua participação em “The Acolyte”, Stenberg foi alvo de críticas intensas e racistas de fãs conservadores* da saga “Star Wars”. A atriz falou publicamente sobre a “intolerável onda de racismo” que enfrentou e lançou até uma música abordando o uso distorcido do termo “woke” para descrever diversidade e inclusão.

O pedido de Turner-Smith por uma postura firme

Turner-Smith sugere que a Disney deveria se posicionar de forma mais contundente contra o racismo, afirmando que o público negro é um dos maiores consumidores do conteúdo da empresa. Segundo ela, uma resposta forte não traria impactos financeiros negativos, e sim benefícios: “Eles poderiam perceber que, na verdade, isso é mais lucrativo para eles, mas todos tratam ‘woke’ como se fosse um palavrão”, afirmou.

Resistência e resiliência

Stenberg comentou sobre o efeito emocional dos ataques e sua decisão de enfrentar publicamente as críticas. Para a atriz, manifestar sua posição ética e defender seus valores tornaram-se uma obrigação ao lidar com a discriminação no ambiente de trabalho e fora dele.

Além de não manifestar apoio público à estrela, a Disney ainda cancelou a série, apesar de ter alardeado o lançamento como a maior estreia do serviço de streaming em 2024, em termos de audiência.

Nas redes sociais, os conservadores* comemoraram a vitória contra a “agenda woke” e ainda foram tripudiar no perfil de Stenberg com comentários misóginos, que também não incomodaram a Disney.

Em meio à ofensiva, John Boyega, que também enfrentou racismo durante sua participação na franquia “Star Wars”, demonstrou apoio a Stenberg, deixando um GIF de Han Solo saudando-a em uma de suas postagens. Boyega, que interpretou Finn na trilogia mais recente da saga, tem sido uma voz ativa contra o racismo no fandom, devido à experiência negativa com os fãs conservadores* de “Star Wars”.