A banda britânica The Cure lançou nesta quinta-feira (26/9) sua primeira música inédita em 16 anos, “Alone”. A faixa é a primeira prévia de um novo álbum, “Songs of a Lost World”, que será lançado em novembro.
A canção melancólica com quase sete minutos é o primeiro single do 14º álbum de estúdio da banda, que já apresentou outras faixas durante a turnê atual. Vale mencionar que “Alone” também era a música de abertura de todos os shows.
Em comunicado, o vocalista Robert Smith explicou que houve uma certa dificuldade para preparar o novo álbum, mas que a composição de “Alone” foi o divisor de águas do grupo. “É a faixa que destravou o disco; assim que gravamos essa música, eu sabia que era a música de abertura e senti o álbum inteiro entrar em foco”, explicou o artista.
“Eu vinha sofrendo para encontrar a frase de abertura certa para a música de abertura certa há algum tempo, trabalhando com a simples ideia de ‘estar sozinho’, sempre com a sensação incômoda de que eu já sabia qual deveria ser a frase de abertura.”
Deu certo!
Smith também comentou que, ao terminar a gravação da faixa, se lembrou imediatamente do poema “Dregs”, de Ernest Dowson. “Foi nesse momento que eu soube que a música – e o álbum – eram reais”, afirmou o cantor, refletindo sobre a nova fase.
“Alone” traz um instrumental de abertura com mais de três minutos antes de Smith começar a cantar sobre transmutações. “Esse é o fim de todas as músicas que cantamos / O fogo se transformou em cinzas e as estrelas escureceram com as lágrimas”.
Pouco depois, Smith continua cantando e refletindo sobre “pássaros caindo de nossos céus”, “amor caindo de nossas vidas” e um “lamento de voz quebrada para nos chamar para casa”.
Confira a nova música abaixo.