Teaser apresenta “O Eternauta”, série sci-fi com Ricardo Darín

Adaptação de quadrinhos cultuados se passa em cenário apocalíptico com invasão alienígena e viagem no tempo

Divulgação/Netflix

A Netflix divulgou o teaser de “O Eternauta”, série sci-fi que é estrelada por ninguém menos que Ricardo Darín (“Argentina, 1985”). A prévia mostra o clima apocalíptico da produção, que acompanha um lento fim do mundo, após a inversão dos polos da Terra.

A trama é baseada num dos quadrinhos mais cultuados da Argentina, publicados por Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López de 1957 a 1959. A trama original fez tanto sucesso que ganhou um remake em 1968 com arte do célebre desenhista Alberto Breccia e uma sequência em 1976, novamente com Solano López. Nessa época, Oesterheld juntou-se ao grupo guerrilheiro Montoneros e desapareceu (ou seja, foi assassinado pela ditadura) em 1977, enquanto finalizava o roteiro da sequência. Isto não representou o fim da história, que foi retomada após a volta da democracia em 1983 por outros autores.

A narrativa principal se passa após uma nevasca mortífera cair sobre Buenos Aires, eliminando toda a vida em poucas horas. Juan Salvo (Darín), junto com a esposa, a filha e alguns amigos sobrevivem por acaso, graças à proteção da casa de Salvo e à engenhosidade do amigo Favalli. Eles se organizam para sobreviver ao fenômeno, confeccionando roupas especiais para sair de casa e coletar provisões. Em uma destas viagens, encontram Pablo, um garoto de 12 anos, e percebem que os sobreviventes desesperados podem ser uma ameaça tão grande quanto a própria neve.

O enredo se complica quando se revela que alienígenas estão por trás do fenômeno apocalíptico. Mas isso não é nada comparado à reviravolta com viagem no tempo que explica o título da produção.

A adaptação será uma versão atualizada, com detalhes inéditos, sob direção de Bruno Stagnaro (“Pizza, Cerveja, Cigarro”). O elenco também inclui César Troncoso (“Impuros”), Marcelo Subiotto (“Amsterdam”), Carla Peterson (“Terapia Alternativa”) e Andrea Pietra (“O Sinal”).

A estreia vai acontecer em 2025, em data ainda não definida.