Depois de quatro anos fora do ar, o Grupo Chespirito confirmou o retorno dos seriados “Chaves” e “Chapolin” no canal UniMás, dos Estados Unidos. A novidade despertou o interesse do SBT, que também tentará assegurar o retorno das franquias na TV brasileira.
Segundo o NaTelinha, a alta cúpula já estaria negociando com os detentores dos direitos do espólio de Roberto Bolaños (1929-2014) para resgatar as atrações humorísticas no canal brasileiro, incluindo uma possível adesão dos seriados ao streaming +SBT.
O SBT deve contar com o histórico positivo que possui com a Televisa, com quem mantém parceria desde 1982, para garantir os direitos de exibição no Brasil. Vale mencionar que a emissora tenta reprisar os seriados desde que saíram do ar, em 2020.
Por enquanto, os programas mexicanos serão transmitidos somente no canal americano UniMás e na plataforma de streaming ViX, a partir dos dias 23 e 24 de setembro. Ainda não há uma previsão de reestreia no Brasil.
Fim de “Chaves”
“Chaves” foi retirado em todos os canais da América Latina em julho de 2020 por decisão dos herdeiros de Bolaños, que não conseguiram chegar a um acordo com o canal Televisa sobre os direitos do seriado mexicano.
Na época, o fim das exibições entrou para os assuntos mais comentados no Twitter, com vários lamentos de fãs de diferentes países, incluindo Brasil e México, que ressaltaram os valores transmitidos pelo programa, como a amizade, solidariedade e a honestidade.
Florinda Meza, viúva de Roberto Bolaños, também pronunciou-se contra a decisão que tirou a série do ar em toda a América Latina. Para ela, o fim da transmissão no SBT, além de outros canais e streamings, foi uma “agressão” aos milhões de fãs. A atriz ressaltou que não foi envolvida na decisão.