A estreia de “Megalópolis” está sendo um desastre nos Estados Unidos. Em um dos pontos mais baixos da longa e ilustre carreira de Francis Ford Coppola, o filme foi destruído pela crítica e rejeitado pelo público.
“Megalópolis” recebeu uma desastrosa nota D+ no CinemaScore, avaliação feita pelos espectadores na saída dos cinemas, e pode não atingir nem US$ 4,5 milhões em sua estreia doméstica no fim de semana. Já a crítica considerou o longa medíocre, com 49% de aprovação no site Rotten Tomatoes.
Um revés fracasso determinado
Coppola demorou décadas para tirar o projeto do papel. Nenhum estúdio quis financiar e ele resolveu hipotecar suas propriedades para realizar a produção de US$ 120 milhões, usando seu próprio dinheiro.
O diretor apostava numa reviravolta com a exibição do filme do Festival de Cannes, mas a sessão dividiu opiniões sem gerar o entusiasmo que ele desejava. Com isso, contentou-se com uma distribuição da Lionsgate. Durante a divulgação, o estúdio produziu um trailer que inventou frases de críticos famosos sobre os dois maiores sucessos anteriores do cineasta, “O Poderoso Chefão” (1972) e “Apocalypse Now” (1979), para demonstrar que a crítica erra e que Coppola sempre esteve à frente de seu tempo. Entretanto, os críticos citados nunca disseram as frases incluídas, que foram criadas por IA. A repercussão do erro fez o trailer ser recolhido e prejudicou a divulgação.
Polêmica de bastidores
Prestes a estrear seu filme, Coppola ainda precisou enfrentar acusações de abusos e um processo de uma figurante, que alega ter sido apalpada e beijada sem consentimento pelo diretor durante as filmagens. Outra figurante surgiu desmentindo a história, mas a polêmica afastou o cineasta da divulgação, prejudicando ainda mais a produção.
Em meio à controvérsia, Coppola ainda abriu processo contra a revista Variety, a mais antiga e tradicional publicação de Hollywood, por dar espaço às acusações contra sua honra.
O filme só estreia em 31 de outubro nos cinemas do Brasil.