Primeiro álbum do Oasis volta ao topo das paradas 30 anos após lançamento

Lançado em 29 de agosto de 1994, "Definitely Maybe" celebra 30 anos com edição especial que lidera vendas, impulsionado pelo retorno da banda aos palcos

Divulgação/Sony

O álbum de estreia da banda Oasis, “Definitely Maybe”, voltou ao topo das paradas britânicas nesta sexta-feira (8/12), 30 anos após seu lançamento – em 29 de agosto de 1994. O relançamento, em edição especial para celebrar o aniversário do disco, reavivou o entusiasmo dos fãs, especialmente após o anúncio de uma turnê de retorno da banda.

O álbum, que liderou as paradas em 1994, teve um aumento de 408% nas vendas em comparação com a semana anterior, segundo a The Official Charts Company. Mais da metade das vendas veio de vinis, consolidando a liderança do disco nas paradas de álbuns de vinil.

Outros álbuns do Oasis também se destacam

Além de “Definitely Maybe”, o Oasis conquistou o 3º e 4º lugares das paradas com a coletânea “Time Flies… (1994-2009)” e seu segundo álbum, “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995), demonstrando a força duradoura da banda na indústria musical.

A última vez que o grupo liderou as paradas britânicas foi em 2010, mas a recente turnê, marcada para o próximo ano, reacendeu o interesse pelos clássicos do Britpop.

Turnê e polêmica com ingressos

Devido à alta demanda, o Oasis anunciou mais duas datas para a turnê de retorno, que marcará a primeira apresentação ao vivo da banda em 15 anos. No entanto, o aumento no preço dos ingressos, causado pela funcionalidade de “preço dinâmico”, gerou críticas de fãs que pagaram mais do que o dobro do valor inicial de 148,50 libras (aproximadamente US$ 195).

Por conta de preços considerados abusivos, a Ticketmaster está sob investigação do órgão de regulamentação comercial no Reino Unido, acusado de descumprir direitos do consumidor na venda dos ingressos.