O álbum de estreia da banda Oasis, “Definitely Maybe”, voltou ao topo das paradas britânicas nesta sexta-feira (8/12), 30 anos após seu lançamento – em 29 de agosto de 1994. O relançamento, em edição especial para celebrar o aniversário do disco, reavivou o entusiasmo dos fãs, especialmente após o anúncio de uma turnê de retorno da banda.
O álbum, que liderou as paradas em 1994, teve um aumento de 408% nas vendas em comparação com a semana anterior, segundo a The Official Charts Company. Mais da metade das vendas veio de vinis, consolidando a liderança do disco nas paradas de álbuns de vinil.
Outros álbuns do Oasis também se destacam
Além de “Definitely Maybe”, o Oasis conquistou o 3º e 4º lugares das paradas com a coletânea “Time Flies… (1994-2009)” e seu segundo álbum, “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995), demonstrando a força duradoura da banda na indústria musical.
A última vez que o grupo liderou as paradas britânicas foi em 2010, mas a recente turnê, marcada para o próximo ano, reacendeu o interesse pelos clássicos do Britpop.
Turnê e polêmica com ingressos
Devido à alta demanda, o Oasis anunciou mais duas datas para a turnê de retorno, que marcará a primeira apresentação ao vivo da banda em 15 anos. No entanto, o aumento no preço dos ingressos, causado pela funcionalidade de “preço dinâmico”, gerou críticas de fãs que pagaram mais do que o dobro do valor inicial de 148,50 libras (aproximadamente US$ 195).
Por conta de preços considerados abusivos, a Ticketmaster está sob investigação do órgão de regulamentação comercial no Reino Unido, acusado de descumprir direitos do consumidor na venda dos ingressos.