Pedro Almodóvar vence o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024

"The Room Next Door", drama sobre eutanásia com Julianne Moore e Tilda Swinton, é o primeiro longa em inglês do diretor espanhol

Divulgação/El Deseo

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar conquistou o prestigiado Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 2024 com “The Room Next Door”, superando 21 outros concorrentes na cerimônia de premiação deste sábado (7/9). Baseado no romance “What Are You Going Through” de Sigrid Nunez, o filme conta a história de duas amigas, interpretadas por Julianne Moore e Tilda Swinton, uma delas diagnosticada com câncer terminal. Em uma decisão emocional, a personagem de Swinton pede à amiga para estar na sala ao lado enquanto toma a pílula de eutanásia.

Almodóvar dedicou o prêmio às suas estrelas e afirmou que o filme é “a favor da eutanásia”, enfatizando que deveria ser legalizado em mais países, além dos poucos onde já é permitida, como Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Espanha. “Este filme não é político, é humanista”, declarou o diretor ao receber o prêmio.

Primeiro longa de Almodóvar falado em inglês, “The Room Next Door” é o sucessor de “Mães Paralelas” (2021) na filmografia do diretor, que também estreou no Festival de Veneza e rendeu a Penélope Cruz a Copa Volpi de Melhor Atriz. Vale lembrar que Almodóvar já havia recebido um Leão de Ouro honorário pelo conjunto da obra no festival de 2019.

Outros vencedores

O Grande Prêmio do Júri foi para “Vermiglio”, um drama italiano da diretora Maura Delpero, enquanto o Prêmio Especial do Júri foi concedido a “April”, da cineasta georgiana Dea Kulumbegashvili. Este último explora os dilemas morais de uma ginecologista que enfrenta rumores de realizar abortos ilegais. Segundo a diretora, o filme examina “a convergência entre existência e feminilidade”.

Prêmios de direção e atuação

O americano Brady Corbet venceu o prêmio de Melhor Diretor por “The Brutalist”, uma saga épica de três horas e meia sobre um arquiteto sobrevivente do Holocausto que emigra para os EUA para criar grandes obras modernistas. O francês Vincent Lindon ganhou a Copa Volpi de Melhor Ator por sua atuação em “The Quiet Son”, um drama sobre um pai que lida com a radicalização do filho em movimentos de extrema-direita. Já a Copa Volpi de Melhor Atriz ficou com Nicole Kidman por “Babygirl”, que não pôde comparecer à cerimônia devido à morte de sua mãe. O prêmio foi aceito pela diretora Halina Reijn, que leu uma declaração emocionada da atriz.

Kidman superou a brasileira Fernanda Torres, que também era favorita pelo desempenho em “Ainda Estou Aqui”. Mas o filme de Walter Salles venceu o troféu de Melhor Roteiro, conquistado por Murilo Hauser e Heitor Lorena, que adaptaram o livro de Marcelo Rubens Paiva.