A Netflix oficializou a produção de uma nova minissérie baseada no livro “A Leste do Éden” (East of Eden) do romancista John Steinbeck. A produção contará com Zoe Kazan (“Doentes de Amor”) como roteirista e produtora executiva e será estrelada pela atriz Florence Pugh (“Viúva Negra”).
Zoe Kazan é neta do famoso cineasta Elia Kazan, que dirigiu a primeira adaptação da obra para o cinema, lançada em 1955 e responsável por lançar a carreira de James Dean. O filme é conhecido no Brasil pelo título “Vidas Amargas”.
Florence Pugh interpretará Cathy Ames, descrita como “um verdadeiro monstro, sem sensibilidade e sem consciência”. Na trama, a personagem é mãe dos protagonistas, irmãos destinados a repetir a trajetória de Caim e Abel.
A idade da atriz sugere uma abordagem com ênfase na primeira parte da história, centrada no relacionamento entre Adam (nome nada sutil) e Cathy (uma Eva que reflete a visão bíblica da mulher pecaminosa – que cedeu à tentação e fez a humanidade ser expulsa do Éden).
No filme de 1955, a personagem apareceu apenas brevemente como uma mulher idosa (interpretada por Jo Van Fleet), porque a produção clássica centrava sua trama na segunda parte do livro e nos filhos crescidos, vividos por James Dean (Carl, o Caim) e Richard Davalos (Aron, o Abel). Mas a história completa de Adam e Cathy já foi contada na TV, numa minissérie de duas partes em 1981. A primeira parte destacava Jane Seymour no papel da mulher pecaminosa.
A adaptação da Netflix contará ainda com Christopher Abbott (“Pobres Criaturas”) no papel de Adam, além de Mike Faist (“Rivais”) e Hoon Lee (“Warrior”). O cineasta australiano Garth Davis (“Maria Madalena”) assinará os primeiros quatro dos sete episódios encomendados e servirá como produtor executivo, junto de Zoe Kazan e a diretora francesa Laure de Clermont-Tonnerre (“The Mustang”), que filmará os três episódios finais.
Ainda não há informações sobre data de estreia.
Veja abaixo o trailer do filme clássico.